Vinyl, esse eterno amor

Vinyl, esse eterno amor

1
935
0
segunda-feira, 28 março 2016
Culturall

Por Luck Veloso – Desde o fonógrafo, inventado por Édouard Leon Scott em pleno 1887 até os equipamentos o iPod do saudoso Steve Jobs, tivemos diversos recursos sonoros a explorar que nos possibilitaram saborear nossas melodias prediletas. O fato é que, por todos eles, o que mais utilizamos ao longo das décadas foi mesmo o bom e velho vinyl.

As vitrolas nasceram um pouco antes, em 1848, onde os discos eram tocados e por seus sulcos, a agulha captava as frequências sonoras ali contidas. O disco teve seu auge entre as décadas de 1960 e 1980, começando a cair em desuso a partir da década de 1990, com o advento do CD (compact disc).

U2 The Best Of Collection Luck Veloso 3
Muita coisa rolou a partir de então, como Mini Discs, Chips e em seguida, o MP3. O que vimos na sequência foi o retorno do disco de vinyl com força total a partir dos anos 2010. Pesquisas afirmam que o disco é, atualmente, um dos itens de consumo mais adorados por quem consome música no mundo, mesmo entre os mais jovens, que se mostram muito curiosos em ´descobrir´ esta tecnologia que não lhes foi contemporânea.

U2 The Best Of Collection Luck Veloso 5
Visitas à casa da mãe são sempre proveitosas e as minhas não poderiam ser diferentes. Uma vez lá, sempre dou de cara com algumas raridades guardadas no ´meu quarto´, que permanece intacto, cheio de quinquilharias diversas. Achei por lá estes dias um box set em vinyl do U2, o The Best Of Collection 1980 – 1990. São vários compactos de 7 polegadas contendo verdadeiras raridades da turma de Bono Vox e The Edge. Ganhei o mimo do Jornal O Globo, dentro de uma promoção do caderno Rio Fanzine, pilotado pelos jornalistas Tom Leão e Carlos ´Calbuque´ Albuquerque.

U2 VHS The Best Of Collection
Encontrar aquela relíquia me fez investir um bom par de horas a relembrar, ouvir, limpar e admirar a caixa mágica, contendo sons maravilhosos, que me remetem a épocas diversas da vida mas, além de tudo, me fazem lembrar como é bom manusear um disco de vinyl, com seus encartes, caixas, letras e fotos, muitas fotos.

O box set do U2 vem ainda com um CD duplo e um outro mimo, uma fita VHS (sim, pasme!) contendo vários videoclipes da época de ouro da banda. É um material que merece atenção por horas e horas. Para quem pensa em voltar a adquirir discos de vinyl ou para quem já se dedica a eles atualmente, vai um conselho: continue! É uma atividade sadia e que nos remete a tempos mais calmos, onde podíamos ouvir com mais atenção as músicas, sem nos sentirmos tentados a ´avançar´ partes da faixa ou até mesmo, do disco.

Fotos de Luck Veloso

Fotos de Luck Veloso

Isso não significa que você precisará deixar aquele seu playlist nos aplicativos de streaming ou, até mesmo, deixar de ouvir aqui a Radiocultfm, mas a questão dos discos é algo bem maior, na qual você poderá inclusive fazer novos amigos, conhecer diversas comunidades sobre o tema nas redes sociais e, quem sabe, aumentar aquela sua coleção, ou até mesmo, iniciar uma. Diz aí pra gente, qual é o seu disco de vinyl preferido de todos os tempos:

Uma dica para garimpar muitos discos raros é o site EIL.COM – visite e delicie-se!

Hits: 73

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *