Apoio:
Anúncio

Radiocultfm

Diversidade Cult

Toni Platão no Circo Crescer e Viver – por Nem Queiroz

“Que show lindo, Toni!”

Toni Platão – foto de Nem Queiroz

Às vezes o fotógrafo é um privilegiado pela oportunidade de assistir tão belos shows que talvez não visse caso não o fosse. Por um outro lado, e pouca gente compreende, ele, o fotógrafo, mesmo estando presente quase nada vê, apenas registra pelo visor de sua máquina as minúcias que o prazer comum do público deixa passar despercebido no entanto sem nada perder. O fotógrafo enquadra, quadro a quadro a emoção, o público não, ele está lá para se divertir.

Toni Platão – foto de Nem Queiroz

O fotógrafo vê o show através de suas lentes, o público através de suas retinas. Muitas vezes enquanto ele faz o foco, algo está acontecendo a 5 cm para a esquerda ou para a direita, mas enfim, mesmo tendo o olhar “onipresente”, ele não é Deus!

Toni Platão – foto de Nem Queiroz

O show “O amor segundo Herbert Vianna” , muito bem executado por Toni Platão e sua “trupe”, (a alinhada The Soft Parade Band), que numa conversa nos bastidores me disse Toni ter se inspirado no título do livro, da não menos genial escritora braso-ucraniana, Clarice Lispector, e assim me deixando perceber uma peculiaridade, ou seja, com craques em todas as pontas envolvidas, não havia como não dar certo. E outra aposta certeira foi o local escolhido, o “Circo Crescer e Viver“, que fica na praça onze, bem ali ao lado do Comando Geral da Prefeitura e da Cedae, um novo local a ser explorado.

Toni Platão – foto de Nem Queiroz

E digo mais, lugar impecável, bonito de muito bom gosto, onde o palco é montado no picadeiro mesmo, com mesas ao redor e na circunferência maior, por trás, a mini arquibancada, como uma arena, embelezando ainda mais o ambiente. Tudo sem exagero, meio compacto, com luzes igualmente impecáveis, o Circo sob uma lona magistral, promete arrasar neste lado da cidade. Mas voltando ao show, na casa ilusoriamente simples porque é surpreendentemente “pomposa”, Mr. Toni, no melhor de sua forma vocal, nos apresenta, do cancioneiro de outro fera, Mr. Herbert Vianna, como o nome do show já entrega, belas canções deste autor de uma sensibilidade ímpar, com roupagens inéditas para cada uma delas.

Toni Platão – foto de Nem Queiroz

Destaque para a interpretação em “Quase um segundo“, que quase à capela Toni Platão nos entrega com a sua voz realmente privilegiada um dos momentos mais emocionantes do show. “Pólvora” tbm é uma baita releitura. Mas logo de cara, (a terceira música tocada e (en)cantada), Toni traz à tona “Derretendo Satélites” de autoria, claro, de Herbert mas também de Paula Toller. Belíssima canção! Mas enfim, lhes garanto que todo o repertório (que vc pode conferir no final da matéria) é de uma sensibilidade única, num show emocionante e muito bom!

Toni Platão – foto de Nem Queiroz

Parabéns Toni Platão e obrigado, a você e a toda a banda e equipe (sua e do Circo). Uma noite tão esplendorosa que nem a torrencial chuva que começou a cair no final do espetáculo, nos deixou tristes, visto que acabou nos proporcionando mais dois presentes, eles tocaram voltando para um segundo bis, duas canções do Hojerizah, que o Toni confidenciou para a plateia já extasiada, ter pensado como uma carta na manga, para qualquer eventualidade. Então, até a chuva foi perfeita nesta noite igualmente perfeita!

Toni Platão – foto de Nem Queiroz

Nota fora da curva é que, na segunda noite a chuva voltou forte ainda antes do show, o que deve ter impossibilitado das pessoas chegarem ao local, proporcionando o cancelamento e o adiamento do show subsequente. Ficou para Maio! (Dias 19 e 20) Então, já sabe né!

Por Nem Queiroz
O fotógrafo observador

Setlist

Mulher sem nome
Me liga
Derretendo Satélites
Óculos

Uns dias
Saber amar
Pólvora
Será que vai chover
Meu erro
Ela disse adeus

Mensagem de amor
Nada por mim
Tendo a lua
O amor não sabe esperar

BIS

Quase um segundo
Cuide bem do seu amor
Lanterna dos afogados

(+ “Sol” e “Pros que estão em casa”).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.