Tom Leão Na Cova do Leão

Um dos mais respeitados jornalistas do Brasil, Tom Leão está agora na Radiocultfm.com. Sua coluna semanal, NA COVA DO LEÃO, é um olhar felino sobre trilhas sonoras e sons que habitam a alma criativa de Tom. Venha sempre!

NA COVA DO LEÃO

radiocultfm.com

TURNÊS FINAIS

A GRANDE MENTIRA DO ROCK

´TURNÊS FINAIS´: A GRANDE MENTIRA DO ROCK?

Dia desses, arrumando gavetas, achei uma camiseta da banda punk-goth inglesa Damned, que comprei depois de ver um show deles, no final dos 80s, no Ritz, em Nova York. Detalhe: aquela turnê, supostamente, era a ‘farewell tour’ (turnê de despedida). Por isso, corri para ver. Desde então (lá se vão mais de 30 anos), o Damned segue firme e forte na estrada (veio ao Brasil em 2012). Foi uma espécie de piada, de uma banda que nunca se levou muito a sério.

Nos últimos anos (décadas), muitas outras bandas já anunciaram turnês de despedida, mas não cumpriram com o prometido. Alguns, até mentem no nome. Como Ozzy Osbourne, que está com sua ‘No more tours 2’ (sim, já houve uma primeira!). Que, deve ser a última mesmo, porque ele não tem mais condições físicas de prosseguir. Antes, Ozzy fechou a tampa do caixão de sua banda original, Black Sabbath, há dois anos. Esta, pelo visto, foi para valer.

Já o Slayer, findou carreira em novembro último (será?), com dois shows em Los Angeles. E o Kiss, anunciou a sua parada em 2000. Mas, da mesma forma que já tiraram e voltaram atrás com as máscaras, a banda seguiu lépida e fagueira na estrada. E, retornaria ao Brasil este ano, com a sua ‘turnê final’, cancelada pelo vírus. Esta, parece, será realmente a última.

A decana inglesa The Who, disse que ia parar em 1972. Mas veio, pela primeira vez ao Brasil, no Rock in Rio de 2017! O vocalista-guitarrista inglês Peter Frampton (que fez muito sucesso aqui nos 70s), fez seu último show americano, em outubro passado, na Califórnia. Mas, não conseguiu fechar a perna europeia da turnê, que estaria rolando agora. O Covid-19 não deixou.

Uma despedida curiosa foi a da cultuada banda canadense-americana The Band, que anunciou seu fim em 1976. E, por conta disso, teve até um concerto de despedida, filmado pelo mega fã Martin Scorsese, ‘The last waltz’ (‘O último concerto de rock’, 1978, exibido nos cinemas daqui). Mas, ainda continuou valsando, até 1999. E, não voltaram, até o momento.

Várias outras bandas, continuam anunciando que estão na estrada ‘pela última vez’, como um modo de vender mais ingressos. Contudo, por conta do covid-19, algumas ‘turnês finais’ acabaram sendo adiadas. Mas, será que serão as últimas destas bandas mesmo?

Tom Leão

KISS

End Of The Road World Tour vem sendo anunciada como a úlitma turnê (de fato) da banda Kiss, iniciada em 31 de janeiro de 2019 e programada para encerrar em 6 de outubro de 2021. Com os acontecimentos em torno do novo Coronavírus, como sabemos, tudo pode mudar!

Suplemento especial Radiocultfm – por Luck Veloso