Tom Leão Na Cova do Leão

Um dos mais respeitados jornalistas do Brasil, Tom Leão está agora na Radiocultfm.com. Sua coluna semanal, NA COVA DO LEÃO, é um olhar felino sobre trilhas sonoras e sons que habitam a alma criativa de Tom. Venha sempre!

NA COVA DO LEÃO

radiocultfm.com

The boys

RESGATA BILLY JOEL

‘THE BOYS’ RESGATA BILLY JOEL NA TRILHA

 Uma das séries de TV atuais mais bacanas é ‘The Boys’ (Amazon). Baseada em quadrinhos homônimos, criados por Garth Ennis (texto) e Darrick Robertson (ilustrações) é repleta de humor negro, cenas fortes e nos leva a pensar: como seria um mundo no qual realmente existissem os ‘supes’ (como chamam lá os super heróis, arremedos Marvel/DC)?

   Na série, somos apresentados a um grupo chamado The Seven, que são controlados por uma poderosa corporação, a Vought, que cuida da imagem do time. Mas, o Boys do título, é um grupo que se empenha em combater estes supes. Do grupo, faz parte o nerd Hughie (Jack Quaid), que, apesar de ter só 20 e tantos anos, curte rock oitentista. Sobretudo, o som do Piano Man Billy Joel. O que leva a personagem Starlight a perguntar: quantos anos você tem? 57? Ri muito nessa cena. Porque estou quase lá e também curto bastante o som de BJ. Além de excelente músico, é letrista de mancheia.

   O descobri através do álbum ‘Glass houses’ (o seu sétimo trabalho, lançado em 1980), que ganhei numa promoção da antiga rádio 98 FM (!) Deste, fazem parte músicas contagiantes. Como ‘You maybe right’, ‘Still rock´n’roll to me’, ‘Don´t ask me why’ e ‘Sometimes a fantasy’, a maioria de pegadas meio new wave (com algo de Elton John no molho). Todas no lado A do disco! Neste, Joel é acompanhado por uma excelente banda, que, mais tarde, seria dispensada. Já que BJ seguiu por uma linha mais solo. Pena.

 Não sei se Hughie já fez isso. Mas, um de meus sonhos, é ver um dos vários shows que Billy Joel faz, anualmente (no segundo semestre, este ano não teve), no Madison Square Garden, em Nova York. O Piano Man (que jamais esteve aqui), tem um repertório bom e grande o bastante, para não repetir todo o setlist (são, no mínimo, 8 ou 10 shows, todos sold out!) e agradar aos fãs. Não é preciso ter mais de 50 pra curtir a qualidade da música do setentão William Martin Joel – que, aqui, tem ecos aqui no som de Guilherme Arantes, outro músico e compositor que deveria ser mais apreciado por nosotros, sobretudo os mais jovens.

Existe Bruce. Mas, também, há Billy Joel, um novaiorquino de raiz, cuja sensibilidade vai além da balada de piano e do soft rock…

Tom Leão

BILLY JOEL

Billy Joel, nascido William Joseph Martin Joel é um cantor, compositor e pianista norte-americano. Em 1973, lançou sua primeira música de sucesso, “Piano Man“. De acordo com o RIAA, Joel é o sexto artista que mais vendeu nos Estados Unidos, com 78,5 milhões de discos.

Suplemento especial Radiocultfm – por Luck Veloso