Share this...
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Tom Leão Na Cova do Leão

Um dos mais respeitados jornalistas do Brasil, Tom Leão está agora na Radiocultfm.com. Sua coluna semanal, NA COVA DO LEÃO, é um olhar felino sobre trilhas sonoras e sons que habitam a alma criativa de Tom. Venha sempre!

NA COVA DO LEÃO

radiocultfm.com

JUDGMENT NIGHT

TRILHA CROSSOVER

UMA JOGADA DO DESTINO: O CROSSOVER DO JUÍZO FINAL EM TRILHA À FRENTE DO SEU TEMPO

 

Na semana passada, comentamos aqui sobre a trilha para o sombrio e gótico ‘O corvo’ (‘The Crow’), aquele filme baseado em famosa hq dark e violenta, de James O´Barr. Ela se destacava pela boa mistura de bandas — não apenas góticas –, com material próprio, e também covers. Outra boa trilha dos 90s, que saiu quase na mesma época de “The Crow”, foi a feita para o filme de ação “Judgement Night” (aqui, “Uma jogada do destino”, 1993).

Esta, chamou atenção, de cara, pela (então) inédita mistura de mundos: a escalação, promove um crossover entre figuras notáveis do rap e hip-hop, com algumas das bandas de rock mais quentes daquele momento. Não era uma coisa fácil de se conseguir, então. Afinal, se hoje em dia a galerinha não se liga tanto em estilos musicais — e escuta tudo de forma misturada e randômica –, reunir nomes do indie rock com outros do hip-hop, não foi uma tarefa fácil para os envolvidos. Além de musical, era uma explosiva mistura racial, também. Um bocado avançada para a época.

A trilha de ‘Judgement night’, conseguiu juntar (em faixas produzidas pelos próprios artistas envolvidos), nomes como Living Colour & Run-DMC, Helmet & House of Pain, Biohazard & Onyx, Teenage fanclub & De La Soul, Slayer & Ice-T, Sonic Youth & Cypress Hill, Mudhoney & Sir Mix-A-Lot, Pearl Jam & Cypress Hill, Therapy? & Fatal, Dinosaur Jr & Del The Funky Homosapien. E, os ‘pais’ deste conceito (até então, chamado de funk-o-metal), Faith No More, estão lá, com o Boo-Ya T.R.I.B.E. Imagine pegar o CD, na época, e ler estes nomes todos na track list? Parecia algo impossível.

 

Alguns fãs mais radicais, de cara, podem ter torcido o nariz para essa mistura inusitada. Grande parte da crítica (que, hoje em dia, chama o disco de ‘clássico’), também não curtiu tanto, de primeira. Das grandes revistas, apenas a ‘Rolling Stone’ pareceu ter compreendido, ao dizer que, a trilha era como ‘um casamento entre o caipira e o rock racial, que foi o que começou a coisa toda (o rock). É como um renascimento’. Mas, esta trilha, estava à frente de seu tempo, ao derrubar pontes e muros, e criar esse crossover influente.

O Planet Hemp, que o diga.

Tom Leão

JUDGMENT NIGHT

A trilha sonora de Judgment Night foi lançada em 1993, no dia 14 de setembro pela Immortal Records e Epic Sondtrax e teve a produção feita em conjunto, por muitos que tocaram no disco, resultando na clássica junção entre artistas de hip hop e de rock.

Suplemento especial Radiocultfm – por Luck Veloso
Share this...
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin