DOIS ‘CULT TEENS’ QUE ANIVERSARIARAM EM FEVEREIRO E MARCARAM COM SUAS TRILHAS
Dois filmes icônicos do universo teen, fizeram aniversario de lançamento em fevereiro: ‘The Breakfast Club’ (aqui, ‘Clube dos cinco’), lançado em 15 de fevereiro de 1985; e ‘Wayne´s World’ (aqui, ‘Quanto mais idiota, melhor’), de 14 de fevereiro de 1992. Me lembro, claramente, de quando vi cada um deles, que, não chegaram aqui exatamente em suas datas originais.
O ‘Clube dos Cinco’ talvez tenha chegado em 1986. Porque não passou nos cinemas brasileiros. Soube o motivo, alguns anos depois, quando conheci alguém da Paramount Pictures do Brasil, que me disse: era um filme adolescente que falava de drogas e suicídio, acharam melhor não exibir aqui. Pois é. Acabou saindo apenas em vídeo. E não era fácil de achar em qualquer locadora. Como todo filme de John Hughes (de ‘Curtindo a vida adoidado’ e ‘A garota de rosa-shocking’), sua trilha sonora era uma atração à parte. Nesta, a música que se destacou foi ‘(Don´t you) forget about me’, do Simple Minds, que estourou na América (tocava em todas as rádios) e fez a banda ficar conhecida mundialmente. Ela encerra o drama teen, sobre um grupo de cinco alunos que fica de castigo na escola, num sábado pela manhã. E, tem tudo a ver com a situação.
Melhor sorte teve ‘Wayne´s World’, que passou aqui nos cinemas. Os personagens Wayne e Garth (feitos por Mike Myers e Dana Carvey), ‘primos’ de Bill & Ted, e de Beavis & Butt-head, saíram de um sketch do ‘Saturday night live’. Os dois, fazem um programa na TV a cabo comunitária, com muito rock´n´roll, e ficam famosos por causa dele, sendo contratados por uma grande rede de TV. A trilha marcou, sobretudo, pela parte em que a dupla está num carro, e canta e bate as cabeças ao som de ‘Bohemian Rhapsody’, do Queen (banda que andava meio esquecida, na época). Embora seja um filme dos anos 90, na trilha, apenas os Red Hot Chili Peppers são contemporâneos. Ela é quase toda à base de rock clássico. Além do Queen, tem Black Sabbath, The Jimi Hendrix Experience e Alice Cooper, que aparece, como ele mesmo, em outro momento marcante do filme. Como eles diriam: Party on! Excellent!
TOM LEÃO
Comentários