Apoio:
Anúncio

Radiocultfm

Diversidade Cult

Residente lança clipe de protesto com referências brasileiras; veja

Residente em This is Not America – reprodução

Por André Cult – O rapper Residente, do Calle 13, lançou nesta semana o single “This is not America” nas plataformas digitais. A música, que conta com a participação do duo franco-cubano Ibeyi, é um protesto que reúne episódios brutais da história latino-americana. A faixa vem acompanhada de um vídeoclipe com imagens fortes na mesma pegada.

Cena de This is Not America, do rapper Residente – reprodução

Na letra e, principalmente, no clipe, René Pérez relembra que a América é um continente e não só os Estados Unidos. O músico também denuncia o colonialismo e o imperialismo com imagens cheias de referências históricas do nosso continente, como Lolita Lebrón (morta em 2010), que militava pela independência de Porto Rico (terra natal do cantor); os centros de detenção de imigrantes nos EUA, com crianças em jaulas; o assassinato do cantor Victor Jara no Estádio Nacional do Chile, em plena ditadura Pinochet (1973); e o “descobrimento” da América (“quando você chegou, nossas pegadas já estavam lá”), só pra citar alguns.

E sim, o Brasil é representado no vídeo, como pode ser visto na foto em que o Presidente, supostamente Jair Bolsonaro, come um bife ao lado de uma criança indígena, em uma clara referência ao desmatamento da Amazônia em benefício do agronegócio. Na mesma cena, o político limpa a boca na bandeira brasileira.

Residente ganhou fama no surgimento do grupo Calle 13, que está em um hiato desde 2015. Um dos maiores sucesso de sua carreira é “Latinoamerica”, que também conta com um belíssimo clipe (veja aqui).

Veja abaixo o clipe de “This is not America” na íntegra, de preferência com o volume no máximo:

Ouça aqui também os podcasts do programa Sonidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.