“Quebra Tudo”: série da Netflix conta a história do Rock Latino

Por André Cult – Saiu na última quarta (16/12) a minissérie documental “Quebra Tudo: a História do Rock na América Latina”, que relata em seis episódios o nascimento do rock produzido no continente e como ele foi evoluíndo e sobrevivendo a ditaduras que dominaram a região nos últimos 50 anos. A produção é da Netflix em parceria com o músico Gustavo Santaolalla e já está disponível na plataforma.
Clique aqui para conferir a playlist de “Quebra Tudo” no Spotify
Em aproximadamente seis horas é possível encontrar ícones que vão de Ritchie Valens, da clássica “La Bamba”, até o rap da Calle 13, passando por clássicos oitentistas de Los Prisioneros e Soda Stereo, o progressivo de Los Jaivas e as mulheres que dominam muito bem a cena atual, como a colecionadora de Grammys, Mon Laferte.

Foram colhidos depoimentos de nomes importantes do estilo, como Fito Páez, Charly García, Rubén Albarrán (Café Tacvba), Julieta Venegas e até Gustavo Cerati (Soda Stereo), morto em 2014, entre muitos outros.

Sobre a linha do tempo que vai da explosão dos rock nos EUA até os dias atuais, passando por ditaduras, Guerra das Malvinas e outros acontecimentos históricos, o produtor executivo Gustavo Santaolalla explica: “Queríamos contar a história em justaposição com a realidade sociopolítica dos lugares, para mostrar como todos somos semelhantes. Assim como a junta militar estava na Argentina, Pinochet estava no Chile ou o massacre de Tlatelolco havia ocorrido no México. O rock, sem necessariamente pertencer a um partido político, tinha um corpo político. Por isso nos colocaram na cadeia por tocar guitarra e ter cabelo comprido ”.

Junto com Santaolalla, também participaram das pesquisas Manuel Buscalia (produção jornalística), Claudio Kleiman, Juanjo Carmona e Enrique Blanc (consultores históricos).
Veja abaixo o trailer de “Quebra Tudo: a História do Rock na América Latina”:
Leia também: https://radiocultfm.com/protestos-no-chile-conheca-algumas-das-musicas-cantadas-nas-ruas/