Apoio:
Anúncio

Radiocultfm

Diversidade Cult

“Quebra Tudo”: série da Netflix conta a história do Rock Latino

Quebra Tudo
Cartaz original de “Quebra Tudo” – reprodução

Por André Cult Saiu na última quarta (16/12) a minissérie documental “Quebra Tudo: a História do Rock na América Latina”, que relata em seis episódios o nascimento do rock produzido no continente e como ele foi evoluíndo e sobrevivendo a ditaduras que dominaram a região nos últimos 50 anos. A produção é da Netflix em parceria com o músico Gustavo Santaolalla e já está disponível na plataforma.

Clique aqui para conferir a playlist de “Quebra Tudo” no Spotify

Em aproximadamente seis horas é possível encontrar ícones que vão de Ritchie Valens, da clássica “La Bamba”, até o rap da Calle 13, passando por clássicos oitentistas de Los Prisioneros e Soda Stereo, o progressivo de Los Jaivas e as mulheres que dominam muito bem a cena atual, como a colecionadora de Grammys, Mon Laferte.

Mon Laferte
Mon Laferte protestando contra a violência policial no Grammy Latino 2019 -Joe Buglewicz/Getty Image

Foram colhidos depoimentos de nomes importantes do estilo, como Fito Páez, Charly García, Rubén Albarrán (Café Tacvba), Julieta Venegas e até Gustavo Cerati (Soda Stereo), morto em 2014, entre muitos outros.

Soda Stereo
Soda Stereo – Reprodução

Sobre a linha do tempo que vai da explosão dos rock nos EUA até os dias atuais, passando por ditaduras, Guerra das Malvinas e outros acontecimentos históricos, o produtor executivo Gustavo Santaolalla explica: “Queríamos contar a história em justaposição com a realidade sociopolítica dos lugares, para mostrar como todos somos semelhantes. Assim como a junta militar estava na Argentina, Pinochet estava no Chile ou o massacre de Tlatelolco havia ocorrido no México. O rock, sem necessariamente pertencer a um partido político, tinha um corpo político. Por isso nos colocaram na cadeia por tocar guitarra e ter cabelo comprido ”.

Los Prisioneros
Los Prisioneros – Reprodução

Junto com Santaolalla, também participaram das pesquisas Manuel Buscalia (produção jornalística), Claudio Kleiman, Juanjo Carmona e Enrique Blanc (consultores históricos).

Veja abaixo o trailer de “Quebra Tudo: a História do Rock na América Latina”:

Leia também: https://radiocultfm.com/protestos-no-chile-conheca-algumas-das-musicas-cantadas-nas-ruas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *