Apoio:
Anúncio

Radiocultfm

Diversidade Cult

Ocupação Itália reúne três mostras gratuitas no Rio

Ocupação Itália

Equipe Radiocultfm – O Centro Cultural Correios recebe três exposições simultâneas, tendo como iniciativa o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro. Neste mês de setembro a Italia será o foco da atenção das expos, permitindo aos brasileiros, especialmente aos cariocas, entenderem melhor os costumes e a rica cultura italiana.

As exposições vão reunir várias manifestações artísticas como pintura, literatura, fotografia e arquitetura. As exposições terão início no dia 10 de setembro.

Iniciativa do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro leva três exposições simultâneas ao Centro Cultural Correios. As mostras (duas de fotografia e uma de arte) podem ser visitadas a partir de 10 de setembro.

Uma imagem comoveu o mundo em março de 2020: a da missa celebrada pelo Papa Francisco para uma Praça de São Pedro totalmente vazia. Outras tantas praças italianas ficaram esvaziadas durante a pandemia – o que possibilitou a percepção de características ocultas pelo constante ir e vir do público.

A iniciativa partiu do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro (IIC-RJ) ganhou o nome de Ocupação Itália. O evento é composto por duas mostras fotográficas e uma de arte. São elas: Dell’Architettura – Investigação fotográfica sobre a influência italiana na paisagem carioca, com fotos de Aristides Corrêa Dutra e curadoria do próprio artista em parceria coma diretora do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, Lívia Raponi; Praças [In]visíveis, coletiva de 21 fotógrafos italianos com curadoria de Marco Delogu, e Poéticas dos espaços, primeira grande mostra na cidade do italiano Umberto Nigi. As exposições podem ser visitadas no Centro Cultural Correios a partir de 10 de setembro, de terça a sábado, com entrada franca.

“A iniciativa, gratuita, visa a incrementar, no público carioca, o conhecimento da cultura visual italiana, por meio da fotografia, da arquitetura e das artes plásticas”, salienta Lívia Raponi, diretora do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, que chama atenção para as características comuns às três mostras: “Delas emergem traços estéticos comuns, profundamente enraizados na tradição artística e arquitetônica italianas, caracterizados pela harmonia, pelo equilíbrio, pela elegância e a qualidade das obras – em grande e pequena escala – realizadas. Acreditamos que tais valores, mais a concepção de uma função essencialmente social da arte e da arquitetura, sejam ainda de grande atualidade”.

Serviço:

Ocupação Itália:

Local: Centro Cultural Correios (R. Visconde de Itaboraí, 20, Centro do Rio de Janeiro. Tel: 21 2253-1580)

Visitações:

Dell’Architettura – Investigação fotográfica sobre a influência italiana na paisagem carioca e Praças [In]visíveis: de 10 de setembro a 10 de outubro de 2021

Poética dos espaços: de10 de setembro a 24 de outubro de 2021

Dias e horários das visitações: de terça a sábado, do meio-dia às 19h

Entrada franca

O Centro Cultural Correios dispõe de acesso a deficientes e, em respeito às diretrizes sanitárias,  controla o acesso do público a suas salas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.