Apoio:
Anúncio

Radiocultfm

Diversidade Cult

O Dilema das Redes, documentário mostra verdades assustadoras

Por Luck Veloso – O documentários “O Dilema das Redes“, produzido e veiculado pela Netflix, faz um alerta estarrecedor: Precisamos sair das redes sociais, já! Em pleno 2020, num mundo em que estamos a um click de pedidos de almoço, lanches, namoro e até transporte, como imaginar viver em um planeta mais desconectado das redes sociais?

O Dilema das Redes
O Dilema das Redes – Netflix / Divulgação

O tema central é o desgaste da democracia através do uso incessante das redes sociais e até então, muito já vem sendo dito sobre isso. O que podemos notar de ´novo´ no documentário é uma demonstração bastante lúdica e elucidativa de como os algoritmos e tudo o que os cerca, nos faz ficar cada vez mais reféns de uma grande teia, formada pelas redes sociais e sites correlatos, incluindo aí todo o tipo de empresas, lojas, anunciantes, empresários e investidores.

O documentário tem muita propriedade por contar com depoimentos de gente muito importante no meio tecnológico, como Justin Rosestein, um dos caras que criou o botão “curtir” do Facebook, Tim Kendall, que já foi diretor de monetização do Facebook e ainda, Guilhaume Chaslot, um dos caras que criou o mecanismo que faz o YouTube nos recomendar vídeos (como sabemos, nada ali é por acaso).

Como um dos primeiros (e importantes) efeitos colaterais de assistir ao documentário, passei a usar o Qwant como ferramenta de busca e deixei o Google de lado. Um motivo simples (e quero acreditar que funcional) é a não retenção de dados e pesquisas relacionadas, o que nos devolve aquela sensação de liberdade para buscarmos o que realmente estamos procurando, não somente seguindo trocentos links sugeridos previamente por robôs.

É importante assistir. Embora o assunto não seja exatamente uma novidade, mas a forma como é abordado e os personagens centrais que nos mostram toda a realidade, nua e crua, fazem de O Dilema das Redes, que tem uma hora e meia de duração, um importante documento a ser visto, pesquisado e absorvido como algo forte a se pensar, para nós, nossos filhos e o futuro da humanidade. Se você já assistiu, comente aqui embaixo o que achou.

One thought on “O Dilema das Redes, documentário mostra verdades assustadoras

  1. Assisti e só confirmei aquilo que desconfiava: estamos sendo tratados como marionetes.
    “Inocentemente”, as redes sociais nos manipulam e oferecem não o que queremos mas, sim, aquilo que pensam ser o melhor pra nós.
    Recomendo, também, o documentário da mesma Netflix, PRIVACIDADE HACKEADA.
    Atenção: não recomendado para pessoas que não gostam de pensar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *