publicidade:

Radiocultfm

Diversidade Cult

Noite Feliz, como nasceu o tema de Natal que atravessou os séculos

Por Luck Veloso – Um dos maiores hinos da época de Natal de todos os tempos, “Noite Feliz“, originalmente Stille Nacht, ou ainda, Silent Night, foi escrita no longíquo ano de 1818 por um padre, chamado Joseph Mohr e teve sua composição feita por Franz Gruber, na Áustria. Muitas dezenas de anos depois, com várias versões espalhadas ao redor do mundo, ganhou todo o planeta através dos votos e desesejos para um Natal Feliz.

A versão interpretada por Bing Crosby é até hoje, uma das que teve maior destaque, com a incrível marca de 30 milhões de cópias vendidas. Segundo a história, a música nasceu da vontade do padre Mohr em transformar um poema em uma melodia, foi quando procurou pelo amigo Gruber. O propósito era que a canção fosse executada algumas horas mais tarde, durante a noite de Natal.

Franz Xaver Gruber – divulgação

A música foi composta originalmente para ser executada por violão e flauta, recebendo mais tarde, em 1820, um arranjo vocal feito pelo próprio padre Mohr, tento ainda Gruber acrescentado alguns outros arranjos, antes de sua morte em 1863. Em 1845 veio o primeiro arranjo orquestrado e na virada dquele século, a composição já ganhara o mundo.

Sucesso em vários países, incluindo o Brasil

Patrícia Marx – divulgação

Aqui no Brasil a música ficou conhecida pela voz da cantora Patrícia Marx, durante um especial de Natal para a TV, em 1989, recebendo uma nova versão, feita pela dupla Sandy & Junior e então, veio a canção que se tornaria uma das mais conhecidas no país, feita pela cantora Simone, que dedicou um disco inteiro a canções cristãs e natalinas, em 1995, contendo ainda a que viria a causar controvérsia entre os fãs de John Lennon, “Então é Natal“, sua versão para “Happy Xmas (War Is Over)“, de Lennon e Yoko Ono. Opiniões à parte, o importante é que na época mais emotiva do ano, nos permitamos permear nossos momentos com boa música, cada um adotando a versão que mais lhe agrada ao coração.

Conheça a versão da canção Silent Night, lançada pelo produtor de música eletrônica Trentemoller

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo