Músicas para o Dia dos Pais

Músicas para o Dia dos Pais

3
1075
0
domingo, 14 agosto 2016
Culturall

Por Jamari França, André Luiz Costa e Luck Veloso  – O Dia dos País está aí e mexe com a emoção de muita gente né? Para não dizerem que somos insensíveis a essa data especial preparada pela galera do comércio, decidimos olhar para a história da música e destacar alguns fatos, faixas, artistas e outros seres que dedicaram alguns minutos  (ou a vida) a prestar homenagens a quem lhes ajudou a vir ao mundo. Sim, porque o Dia é dos Pais, porém sem uma mãe, nada seríamos! Separamos abaixo alguns sons que foram inspirados nos pais ou que tem alguma relação com o tema:

A ópera rock The Wall, do Pink Floyd, foi escrita por Roger Waters sobre a história de seu pai Eric Fletcher Waters, morto na Segunda Guerra Mundial, numa mistura de realidade e ficção. Conta a história de uma viúva que cria o filho com excesso de cuidados ele cresce à sombra do pai que mal conheceu. Esta canção Hey You, faz uma alusão à morte do pai e ao muro que o trauma fez com que o filho construísse em volta de si mesmo.

Green Day – Wake Me Up When September Ends – A letra é uma homenagem ao pai do vocalista Billie Joe Armstrong, que era músico de Jazz e morreu quando o cantor tinha apenas 10 anos. Apesar disso, a música também foi usada também em tributo às vítimas do Furacão Katrina em uma versão ao vivo gravada em setembro de 2005.

Alice in Chains – Rooster – A música foi escrita para o pai do guitarrista Jerry Cantrell, que serviu na Guerra do Vietnã. Rooster era um apelido do seu velho, mas a origem é desconhecida.

U2 – Sometimes You Can’t Make It On Your Own – A terceira faixa do álbum “How to Dismantle an Atomic Bomb” (2004) fala da relação de Bono Vox com seu pai, Bob Hewson, que morreu de câncer em 2001. A música ganhou o Grammy nas categorias “Melhor Performance de Rock por um Duo ou Grupo com Vocais” e de “Canção do Ano”, em 2006.

Eric Clapton – My Father’s Eyes – Nesta bela canção, Clapton fala sobre o pai que não conheceu. O single, lançado em 1998, foi destaque do álbum “Pilgrim” e alcançou o top 40 na Billboard.

Queen – Father To Son – O clássico do Queen foi escrito por Brian May na perspectiva de um pai quando ele fala ou pensa sobre seu filho. Essa é daquelas que devem ser ouvidas no máximo, de preferência num som 5.1.

Dream Theater – The Best of Times/ Take Away My Pain – As duas músicas da banda de prog metal falam sobre os pais do ex-baterista Mike Portnoy e do guitarrista John Petrucci respectivamente. A primeira relata momentos felizes que Portnoy passou com o pai, que morreu de câncer em 2009. Pelo menos o presente foi dado e seu pai conheceu a canção pouco antes de partir. Para os mais fanáticos, há uma versão dela cantada pelo próprio baterista. Já a segunda, uma balada do disco “Falling into Infinity”, é um desabafo de Petrucci sobre a perda de seu pai. Esta bem mais triste que a primeira.

Lembra de mais alguma? Conta aí pra gente e Feliz Dia dos Pais!

 

Hits: 245

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *