Apoio:
Anúncio

Radiocultfm

Diversidade Cult

Monoswezi: coletivo afro-nórdico lança novo álbum em outubro

Por André Cult (fotos: Michelle Rochette e Douglas Garcia)A banda Monoswezi lança no dia 29 de outubro seu quinto álbum, “Shanu”. O trabalho, que vai estar disponível nas plataformas digitais, sai pela gravadora Riverboat.

O título, que significa “cinco” na língua Shona (Zimbábue), é considerado o disco “mais aventureiro” da carreira, pois incorpora elementos eletrônicos pouco usuais, como um órgão Mellotron escolhido pelo multi-instrumentista Hallvard Godal.

© 2017 Ganesh Inside Production

O grupo é composto por músicos de quatro nacionalidades diferentes que se conheceram em um intercâmbio cultural: Calu Tsemane (percussão, vocal e guitarra), Hallvard Godal (saxofone, clarinete, harmonium e mellotron), Putte Johander (baixo e guitarra), Erik Nylander (bateria e percussão) e Hope Masike (vocal, mbira e percussão). O nome Monoswezi é a junção das siglas de seus respectivos países: Mo (Moçambique), No (Noruega), Swe (Suécia) e Zi (Zimbábue): Monoswezi.

No som, fica claro que a influência africana dos integrantes Hope Masike (Zimbábue) e Calu Tsemane (Moçambique) serve de base para o jazz nórdico do restante, formado por Godal (Noruega), Johander e Nylander (Suécia).

O coletivo já lançou quatro discos elogiados pela crítica especializada, são eles: “Monoswezi” (2011), “The Village” (2013), “Monoswezi Yanga” (2015) e “A Je” (2017). Algumas faixas podem ser ouvidas na programação da Cult.

Para conhecer mais, acesse https://open.spotify.com/artist/5CiNsR3D1igH6Ant0jVNFW

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.