publicidade:

Radiocultfm

Diversidade Cult

MC Garbo dispara versos urbanos em Verborragia Interna

MC Garbo
MC Garbo – divulgação

Por Luck Veloso – A Zona Norte do Rio de Janeiro, mais precisamente em Coelho Neto, vem desenhando novos rostos para a cultura urbana. Um deles, MC Garbo, acaba de lançar seu segundo trabalho, a música “Verborragia Interna“, produzida em parceria com Victor Hugo, seu amigo de infancia, que masterizou e mixou o trabalho e com quem tem o Estúdio AG47 e o produtor KsLv, que conheceu durante um carnaval em Cabo Frio. Fizeram a união, desde então.

Victor Hugo - AG47

A música urbana tem vários segmentos e um dos mais representativos é o rap, que mistura a realidade das ruas em versos, poesias e batidas e vem sendo a voz de milhares de pessoas ao redor do planeta há tempos. O chamado discurso com ritmo, nasceu em comunidades afro-descendentes nos EUA e aos poucos, foi espalhando sua verdade, muitas vezes nua e crua, pelo mundo.

O Brasil tem uma cena forte do expoente e vem crescendo a passos largos. Os chamados ´Cyphers´ ainda não ganharam tanto espaço na TV aberta, mas é no cada vez mais acessado mundo do Youtube que eles revelam sua potência, afinal, falam para um público essencialmente jovem, que creceu com o celular na mão e fez com que eles precisassem muito pouco da televisão para serem ouvidos pelas massas.

Tá lá no site do Kondzilla, o papa do gênero atualmente no Brasil: “A palavra cypher vem do alfabeto árabe (sifr ou صفر), e significa zero. No hip-hop, a cypher se originou na dança, mais especificamente no breakdance, com os b-boy e b-girls que dançavam no centro de círculos – daí a referência ao número zero -, formados pela galera que assistia”.

KsLv
O produtor KsLv – divulgação

Dentro desse universo e munido de rimas que reinvindicam uma vida melhor, está o trabalho de MC Garbo, com produção de KsLv, em versos que traduzem um cotidiano vivido por uma grande parcela da população das grandes cidades, que vivem nas periferias e que conhecem bem as limitações impostas pelas diferenças sociais: “Eles querendo motivo pra tirar o crédito vocês falando de fuzil, eu to falando sério Um dia o prejuízo vai cair na conta e a história vai fazer você pagar no débito

MC Garbo declara sobre sua inspiração: “A primeira vez que eu ouvi uma música que me fizesse ir atrás do que ela queria dizer eu era muito novo, foi quando eu tinha uns 8 anos, um amigo ficava cantando uma parte da “Capítulo 4 versículo 3” do Racionais, eu ficava maluco querendo saber como os caras construíam aqueles versos, parecia mágica.”

E completa: “Meu irmão teve um grupo de pagode mais pra frente, aí eu percebi que através da música eu podia estar num palco, e estar num palco significava ser notado como uma pessoa importante, e ter essa noção por aqui é crucial porque status na zona norte do Rio tá muito ligado à criminalidade”.

Confira o som de Verborragia Interna:

É a força do “faça você mesmo”, que propagou milhares de sons por aí e que vem fazendo a diferença na vida de muitos, consequentemente na indústria musical. Conheça e amplie a visão, pois se permitir a ouvir o que novos ritmos e pessoas têm a dizer, também faz parte da renovação da cultura de um povo. Acesse o canal dos caras e propague!

Garbo Instagram

Estúdio AG 47

Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo