Apoio:
Anúncio

Radiocultfm

Diversidade Cult

Led Zeppelin vence batalha sobre o plágio em “Stairway To Heaven”

Led Zeppelin – divulgação

Por Ipitácio Oliveira – Após anos de uma batalha judicial, a banda britânica Led Zeppelin venceu nesta segunda-feira (5/10), a sua maior batalha associada a um trecho usado na música “Stairway To Heaven”, que utiliza os mesmos riffs e entonações da música “Tauros” da banda Spirit gravada no ano de 1967.

O autor da música original Randy Wolf morreu afogado em 1997, porém os responsáveis pelo espólio, mantiveram a acusação de danos morais pelo uso indevido da melodia na música do Led Zeppelin, de lá pra cá, os músicos da banda foram obrigados a indenizar os responsáveis pela canção original.  

Como essa queda de braço que se arrastava por anos entre advogados, a justiça americana deu o veredito final favorecendo os integrantes do Led Zeppelin. Em 2016 o Led Zeppelin já havia vencido uma etapa do processo, mas foi anulado devido a um recurso em 2018, que alegava ainda a existência de um plágio.

A defesa do Led Zeppelin sustentou a afirmação de que não se tratava de uma cópia ou um plagio, apesar das evidentes semelhanças harmônicas, as melodias são tão comuns, que não haveria motivo que apoiasse a acusação de réplica. A justiça americana informou que não irá mais debater o caso e dando como vencedores, por uma questão técnica, a banda Led Zeppelin.

Os integrantes do Led Zeppelin não comentaram sobre o caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *