publicidade:

Radiocultfm

Diversidade Cult

Halloween: A origem da celebração do Dia das Bruxas

Por Luck Veloso – A cultura americana se espalhou pelo planeta em diversos sentidos e um dos mais absorvidos foi, sem dúvida, a celebração de Halloween. O termo, que vem de “hallow” (santo) e “eve” (véspera) descreve até o século 16, a noite que antecedia o Dia de Todos os Santos, celebrado em primeiro de novembro.

Com o passar dos anos e séculos, vários outros países foram adotando a data e a festa, com suas fantasias e máscaras assustadoras. No dia 31 de outubro, em diversos países, crianças saem fantasiadas, batendo de porta em porta, buscando doces e brincando, o que faz parte dos festejos.

O Dia das Bruxas

Entre 1500 e 1800 foi tomando forma o Dia das Bruxas, onde fogueiras foram se tornando muito utilizadas nestas celebrações de Halloween, para queimar joio, comemorando então o fim da colheita no Samhain, um festival onde se comemora a passagem do ano dos Elidianos, marcando o fim de um ano e começo de um novo ano.

Dia do Saci

Com a propagação da tradição importada, nossos governantes passaram a comemorar, desde 2003, na mesma data, o Dia do Saci, projetado para resgatar nossas tradições. O Saci é um dos maiores personagens do folclore brasileiro, tendo possível origem em tradições indígenas vindas do sul do país.

Seja celebrando o Halloween ou o Dia do Saci, o importante é fazer do 31 de outubro um dia de sonho, principalmente para os mais novos, que usam a imaginação unida à cultura para imaginarem um mundo paralelo, que mistura tradição, mistério e diversão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo