Gilberto Gil, BNegão e Elza Soares são atrações do Demarcação Já Remix

Por André Cult – Acontece até o dia 11 de setembro no Rio de Janeiro o Festival Demarcação Já Remix, liderado pelo DJ MAM. O evento conta com diversos painéis online para debates sobre a causa indígena e a presença de nomes como Gilberto Gil, Elza Soares, Bnegão, Dona Onete, Rodrigo Sha, Djuena Tikuna, Jonathan Ferr, Felipe Cordeiro, entre outros. Os debates acontecem sempre às 18h no Instagram oficial do projeto: @festivaldemarcacaojaremix.

A abertura do festival, que foi marcada por um ato cultural e político de reparação histórica aos povos originários no Museu do Amanhã (Rio), teve presença do Coral Guarani Tenonderã. Entre os temas abordados nos painés, estão questões como ‘Meio Ambiente e Cultura’, ‘A Temática indígena e ambiental nas telas’ e ‘NFT Socioambiental’.

Já o encerramento, será com uma live exibida no formato de programa de TV, com DJ MAM, direto do museu, convidando artistas a se juntarem à causa por meio de canto, música, clipe e fala. Quem garantiu presença através de clipes e até cedeu seu canal para transmissão foi Gilberto Gil, que participa nos vídeos de “Demarcação Já” e “Do Guarani ao Guaraná”. Na tela, será exibido um QR Code para quem quiser contribuir com a APIB – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e com o Coral Guarani Tenonderã.
Confira a programação:
PAINÉIS DEMARCAÇÃO JÁ REMIX
Data: 6 a 11/09
Local: Instagram Festival Demarcação Já Remix
Horário: 18h
Data: 6 de setembro, segunda-feira
MARCHA DAS MULHERES INDÍGENAS
Convidados: Sônia Guajajara, Eduardo Cavaliere (Secretário Municipal de Meio Ambiente do Rio), Joyce Trindade (Secretária Municipal de Proteção à Mulher)
Mediação: DJ MAM
Data: 7 de setembro, terça-feira
MEIO AMBIENTE E CULTURA: DO RIO CARIOCA À AMAZÔNIA
Convidados: Marcus Faustini (Secretário Municipal de Cultura do Rio), Tica Minami
Mediação: DJ MAM
Data: 8 de setembro, quarta-feira
A TEMÁTICA INDÍGENA E AMBIENTAL NAS TELAS
Convidados: Paulo Betti, Zahy Guajajara e Felipe Scapino
Mediação: DJ MAM
Data: 9 de setembro, quinta-feira
NFT SOCIOAMBIENTAL: GREEN NFT, MÚSICA E CRYPTOARTE INDÍGENA
Convidados: Raphael King (Brasil NFT), Byron Mendes (Metaverse Agency) e Fausto Vanin
Mediação: DJ MAM
Data: 10 de setembro, quinta-feira
FUTURISMO INDÍGENA: A ARTE E O TERRITÓRIO DA ANCESTRALIDADE AO POP
Convidados: Ziraldo Artes Produções Julia Vidal e Kadu Xukuru
Mediação: DJ MAM
Data: 11 de setembro, sábado
COMPOSIÇÃO ENGAJADA
Convidado: Carlos Rennó
Mediação: DJ MAM
LIVE DEMARCAÇÃO JÁ REMIX
Data: 11 de setembro
Local: YouTube Gilberto Gil
Horário: 21h
Line-up confirmado: Gilberto Gil, Elza Soares, Ziraldo, Sonia Guajajara, Bnegão, Dona Onete , Letícia Sabatella, DJ MAM, Coral Guarani Tenonderã, Digitaldubs, Oskar Metsavaht, Djuena Tikuna, Felipe Cordeiro, Jonathan Ferr, Zahy Guajajara, Pedro Luis, Carlos Rennó, Yaka Sales P, Andre Vallias, Rodrigo Sha, Paka Noke Koi, Batman Zavareze, VJ Carol Santana, Eric Marky, DJ Flavya, DJ Raiz, Kadu Xukuru, Manie Dansante, Silvan Galvão, Patricia Bastos, Banda Conceição, Roberta Carvalho e Aíla.
SOBRE O FESTIVAL DEMARCAÇÃO JÁ REMIX
O festival é uma extensão da campanha “Demarcação Já”, criada pelo Greenpeace e pelo Instituto Socioambiental, em 2017, a partir da canção de mesmo nome dos compositores Carlos Rennó e Chico César. Seu videoclipe e remixes lançados nas plataformas digitais por DJs e grandes nomes da MPB como Ney Matogrosso, Zeca Pagodinho, Maria Bethânia, Arnaldo Antunes, Nando Reis, Céu e Tropkillaz já ecoaram mais de 100 milhões de vezes a frase de ordem “Demarcação Já”. Cancelada por falta de verba, a 5ª edição acontecerá agora em setembro.
O CURADOR
Curador de séries fonográficas e festivais como o Sotaque Carregado, o Demarcação Já Remix, o Carnaval Remix e o inédito Amazônia Remix, DJ MAM mixa o Brasil às pistas globais. Prêmio Noite Rio de melhor DJ de MPB, já tocou em 15 países, tendo colaborações com Gilberto Gil, Dona Onete e BNegão. MAM é compositor e intérprete da trilha oficial do Rio de Janeiro, “Oba Rio” e do tema de 80 Anos do Cristo, “Redentor”. Seu álbum autoral Sotaque Carregado e remix Sotaque ReCarregado foram indicados ao Prêmio da Música Brasileira e chegaram ao Top 20 World Music Charts Europe. Em 24 anos, seu selo, programas de rádio e festivais deram palco a mais de 500 nomes como Elza Soares, Hermeto Pascoal, Gaby Amarantos e BaianaSystem. Sua empresa foi indicada a diversos prêmios como o SIM – Semana Internacional da Música 2020, Brasil Criativo e Profissionais da Música nas categorias criatividade, inovação e transformação social.