Na Cova do Leão
Tom Leão - Na Cova do Leão

Radiocultfm

Diversidade Cult

Fotografia de Retrato

Fala galera, Rogério Bezerra aqui! Antes de qualquer coisa, gostaria de me desculpar com vocês, amigos leitores, mas não pude publicar nada na coluna na semana passada devido a alguns problemas operacionais.

Agora vamos ao que interessa! Hoje será algo mais técnico, sem muitas zoeiras ou coluna de fofocas estilo Leo Dias, falarei de algo que sou APAIXONADO: Fotografia de Retrato. Mas Rogério, toda fotografia é um retrato! Sinto dizer: Né não! Muita gente confunde retrato com fotografia, está correto em alguns momentos, mas tecnicamente falando, um retrato é uma fotografia que o rosto está em destaque, independente se a pessoa está posando ou olhando para a câmera, vamos a alguns exemplos:

Tapete – f5.6, 1/250, ISO 100

A foto acima é um exemplo de fotografia, apesar de termos pessoas na composição, não temos nenhum rosto em destaque, não se enquadra em um retrato. Agora reparem na foto abaixo, a pesar da fotografia ter diversos elementos na composição, o rosto do malaco tá em destaque, mesmo que ele não esteja olhando para a câmera ou posando.

Chico – f5.6, 1/450, ISO 400

Conseguiram pegar diferença? Agora, por que eu afirmei lá em cima que sou APAIXONADO por retratos? Acredito que um retrato passe uma emoção, uma sensação tanto pela pessoa retratada quanto para o retratista (amo quando me chamam de retratista) e isso vem lá de mil novecentos e antigamente quando o guaraná era tampado com rolha, os fotógrafos eram considerados retratistas, pois eles faziam o quê minha gente? Retratos!

E como chegar ao resultado de um retrato perfeito? Não tem fórmula e nem receita de bolos, pessoal, foi mal! Eu sou do tipo do cara que se tiver a oportunidade de retratar alguém, eu faço! Estando com a câmera na mão e sem a tampa da lente (tampa da lente não serve pra nada, removam suas tampas!), por exemplo, o retrato abaixo não tem nada de diferente e que chame a atenção, mas eu estava num bar, num evento e vi essa moça, cara de pau que sou, perguntei se poderia fazer um retrato dela, peguei a câmera e fiz. Mas Rogério, por que isso? Se eu vejo um rosto que chame a minha atenção, eu dou logo um jeito!

f3.5, 1/80, ISO 4000

Agora um exemplo de um retrato posado, e um dos meus favoritos. Ele tem uma história interessante, estava caminhando na rua e cruzei por essa menina na calçada, fiquei encantado pela beleza peculiar e estilo bem diferente, mas eu estava sem minha câmera (não fico 24hs com ela, infelizmente) e daí perdi a oportunidade de fotografa-la naquele momento. Como moro em cidade pequena e vizinha de uma cidade universitária, participo de vários grupos nas redes sociais, inclusive num grupo da tal universidade. Usando da minha cara de pau e coragem de redes sociais, fui no grupo, dei a descrição da menina na esperança de encontra-la e bingo! Me cantaram a pedra! Entrei em contato, conversei, expliquei que sou retratista e listei todos os motivos pelo contato repentino. Combinamos uma data e saímos para fotografar. O resultado é esse aí de baixo, um retrato posado. E um segredo, como eu a convidei, não cobrei pelas fotos (dei umas 5 ou 6, não me lembro e paguei um café), mas ela gostou tanto que comprou as outras depois! Fica a dica!

f1.8, 1/1000, ISO 1600

Agora tecnicamente falando, como chegar a tais resultados? Depende que resultado meus amigos. Ah, eu quero um retrato com o fundo bem desfocado! Para isso devemos levar em conta a distância focal da sua lente, abertura e distância do assunto com o fundo. Eu consigo fazer uma foto dessa forma com a lente do kit? A resposta é sim! Você consegue, mesmo sendo a lente do kit. Agora levando a técnica ao pé da letra, um retrato com o fundo desfocado podemos fazer da seguinte forma:

Considerando uma lente 50mm f1.8, podemos abrir ao máximo da lente, em f1.8 mesmo e fotometrar de acordo com a luz disponível. Na foto abaixo usei o seguinte setup:  lente 50mm em f1.8, shutter em 1/400 e ISO 1600. Estava no fim de tarde e luz natural não estava tão boa assim, como não quis usar um flash, e sim a luz natural, subi a ISO na tora. Usei um corpo crop de entrada da Sony.

Barbara

Tenho uma infinidade de retratos com luz controlada, luz ambiente, estúdio, externo com vários setups diferentes para chegar aos resultados que eu gostaria, abaixo alguns retratos com o setup usado. Vocês podem ver mais clicando aqui. Espero que gostem e até semana que vem!

Luis – f8, 1/160, ISO 100 Ring light
Sr. Pintor – f2.8, 1/320, ISO 100
Seu Zé – f5.6, 1/50, ISO 400
Lady Barbara – f8, 1/160, ISO 100

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo
× Como posso te ajudar?