Apoio:
Anúncio

Radiocultfm

Diversidade Cult

Florian Schneider, membro fundador do Kraftwerk, morre de câncer

Florian Schneider / divulgação
Florian Schneider / divulgação

Por Luck Veloso – Um dos maiores pioneiros da música eletrônica mundial, Florian Schneider, morreu de câncer aos 73 anos. Um dos fundadores do Kraftwerk ao lado de Ralf Hutter, ainda nos anos 1970, Florian teve papel fundamental para a criação e propagação da música eletronica em todo o planeta.

A notícia foi dada somente hoje, 6 de maio, embora segundo um informante do jornal The Guardian, Schneider tenha morrido há pelo menos uma semana. A notícia foi divulgada pela gravadora Sony, através da Associated Press.

O Kraftwerk surgiu em 1970 Düsseldorf, Alemanha, iniciado por Florian Schneider e Ralf Hutter, buscando produzir sons eletronicos a partir de dispositivos construídos por eles mesmos. O grupo viria a ser considerado como “os pais” da música eletrônica contemporânea e já esteve no Brasil algumas vezes, trazendo seu show de tecnologia e composições belamente construídas em bases eletrônicas, feitas em sua grande maioria no Kling Klang Stúdio, espaço construído pelo grupo para a realização de suas gravações e experimentos.

Um dos registros raros do seu início estão na internet. O EP “Kraftewerk”, de 1970, com quatro faixas, onde podemos sentir já naqueles anos em que imperava o classic rock e outros movimentos mais voltados às guitarras e depois à disco music.

https://www.youtube.com/watch?v=FVRXAKh1r1Q
O clássico vídeo de Músic Non Stop

Músicas que inicialmente eram tidas como ´estranhas´, se tornaram clássicas no meio da música eletrônica mundial como “Radioactivity“, “Computer Workd“, “Home Computer“, “Boing Boom Tschack” e uma das mais conhecidas deles, “The Model“, ajudando o grupo a imprimir uma marca sem precedentes na música.

Confira abaixo, uma breve entrevista, feita por Renata Netto com Florian Schneider em 1998, minutos antes de se apresentar no Free Jazz Festival:

A formação mais conhecida atuou entre a fundação e o ano de 1987, com Florian Schneider, Wolfgang Flur, Karl Bastos e Ralph Hutter, este último, o único da formação original a seguir com o projeto até hoje.

Visite o site oficial do Kraftwerk!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *