Apoio:
Anúncio

Radiocultfm

Diversidade Cult

Festival Mita – Veja como foi o primeiro dia!

Por Davi Macena (Especial para a Radiocultfm) – fotos: Divulgação / I Hate Flash – O festival MITA aconteceu nos dias 27 e 28 de maio, no Jockey Club Brasileiro, localizado na cidade do Rio de Janeiro. O evento contou com grandes nomes da música nacional e internacional, como Flume, HAIM, Sabrina Carpenter, NX Zero, Jorge Ben Jor, e, claro, as headliners do festival, Lana Del Rey e Florence + the Machine. O festival contou com dois palcos: o palco Corcovado, o palco principal, e o palco Deezer, o palco secundário.

Lana Del Rey no MITA Rio de Janeiro - foto divulgação de Ariel Martini

Dia 1

O primeiro dia de festival foi marcado pelo forte calor do Rio e pelos fãs em massa de Lana Del Rey. Isso ficou evidente pela forma como o público estava vestido. Muitos possuíam o rosto da artista estampado em suas camisas, e alguns até se vestiam como ela. Além do fato de que, assim que os portões se abriram, houve uma quantidade enorme de pessoas se dirigindo rapidamente à grade do palco principal, onde a cantora se apresentaria.

A previsão seria de que os portões se abrissem às 11h, que, no entanto, só se abriram para o público ter acesso ao espaço aproximadamente às 11h40, atraso esse que impactou diretamente na duração de alguns shows ao longo do festival.

A primeira artista a se apresentar, iniciando o festival, foi a cantora Melly, revelação de R&B nacional, no palco Deezer. A performance, um pouco mais intimista, com apenas algumas pessoas na plateia, infelizmente precisou ser encurtada devido ao atraso do festival. Logo em seguida, no mesmo palco, sobe para se apresentar a produtora de funk LARINHX, tocando alguns hits clássicos do funk, mas prontamente convocando Ebony e Slipmami que agitaram a galera com muito rap. Slipmami, que vem fazendo muito sucesso recentemente, inclusive recebeu, de surpresa enquanto cantava, um certificado de 10 milhões de plays em seu álbum recém lançado, o Malvatrem. LARINHX também convidou MC Carol e Tchelinho para o palco, porém, infelizmente, bem ao final do show o som foi cortado pela produção do evento, pois a primeira atração do outro palco já havia começado a se apresentar, consequência direta do atraso do festival.

A primeira atração a abrir os shows do palco Corcovado foi Jehnny Beth, trazendo um rock mais alternativo, com uma performance quente e eletrizante, ela chegou até a fazer um cover da música Closer, do Nine Inch Nails, e pular em cima do público. Em seguida, no palco Deezer, a banda Gilsons fez um show bem relaxante, trazendo um climinha de romance ao ritmo da MPB para o festival.

Bad Bad Not Good

O grupo canadense BadBadNotGood se apresentou pela primeira vez no Rio, segunda vez no Brasil, no palco principal do evento. A banda fez passagem pelo país em São Paulo, 2019, que foi quando conheceram o pianista Arthur Verocai, o convidado do show. Já no palco Deezer, Jorge Ben Jor se apresentou cantando alguns clássicos da música brasileira, como Do Leme Ao Pontal, de Tim Maia.

Flume trouxe um set com muita música eletrônica, um palco com iluminação e cores vibrantes e um som de deixar qualquer sem fôlego no palco principal. O DJ contou com a participação especial das cantoras Kučka e Vera Blue e estavam presentes no show suas colaborações com Caroline Polachek, Tove Lo e a produtora musical visionária SOPHIE. No palco Deezer, com mosh pits e muito ativismo pró-legalização da maconha, Planet Hemp agitou o evento com a participação do Tropkillaz.

Com quase 20 minutos de atraso, Lana Del Rey finalmente chega ao palco principal do festival. É o primeiro show dela em quatro anos longe dos palcos, e ela escolheu o Brasil para dar o pontapé inicial em sua nova turnê.

Através de suas melodias e letras sobre amor, família, relacionamentos conturbados, a cantora entregou uma performance emocionante, com direito à dançarinas, coreografia, backing vocals e até uma troca de figurino. É notável o quanto ela se empenhou para que pudesse entregar um show de muita qualidade e o quão feliz ela estava enquanto performava. Pode-se dizer que seu show foi uma espécie de eras show, em que ela cantou músicas de (quase) todos os seus álbuns, desde as mais antigas, como Blue Jeans e Summertime Sadness, até as recém lançadas com seu novo álbum, Did you know that there’s a tunnel under Ocean Blvd. No telão, eram exibidas cenas de diversos clipes feitos ao longo de sua carreira, e alguns, inclusive, caseiros e com filtro vintage, os quais ela mesma fazia antes de se tornar mundialmente famosa. Pelo atraso ao subir no palco, a cantora precisou deixar duas músicas de fora do setlist da noite, encerrando seu o primeiro dia de festival ao som da linda canção Video Games.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *