Apoio:
Anúncio

Radiocultfm

Diversidade Cult

Depeche Mode e o maduro álbum “Memento Mori”

Por: Ipitácio Oliveira

Em entrevistas para a imprensa durante as gravações de Memento Mori, O Depeche Mode  afirmou que o grupo irá continuar as suas atividades, apesar do falecimento de Andrew Fletcher  (1961 – 2022) , que foi um dos principais integrantes do conjunto. Mesmo com essa perda irreparável, agora uma dupla (Dave Gaham e Martin L. Gore ) entregaram aos seus fãs e admiradores ao redor mundo, um dos discos mais profundos e maduros que o Depeche Mode já compôs.

Com mais de 40 anos de atividade artística e com uma discografia bem equilibrada, além de uma coleção de prêmios e vários elogios tanto de público quanto da crítica, o Depeche Mode já tem mais do que registrado o seu nome na infinita história da música pop.

Memento Mori (CD/Vinil/Streaming/Digital Download – Columbia/Mute – 2023) apresenta o Depeche Mode numa fase de renascimento e com um dos trabalhos mais melancólicos já feitos e dando a continuidade no caminho aberto pelo álbum anterior (Spirit – 2017), porém com algumas diferenças, mas longe de algum tipo de radicalismo temático ou sonoro. Memento Mori é puro Depeche Mode.

A vida comum e suas diferentes nuances, são o tema quase que presente em todas as faixas, mas com uma interpretação romântica ao estilo da dupla inglesa, os sintetizadores, que são a marca registrada do grupo, estão mais do que presentes em todo o álbum, que aqui nesse trabalho, soam mais contemporâneos. O Depeche Mode sempre teve o cuidado na escolha do uso correto em seus poderosos sintetizadores, que aqui souberam transpor em sons e melodia, os temas das músicas.

Sem as tradicionais faixas dançantes, Memento Mori é um álbum direcionado para os ouvintes mais antigos do Depeche Mode que já estão acostumados com as sutis  mudanças que o grupo sempre passa, mudanças significativas que são essenciais para manter a inovação que o conjunto tanto estima. O novo ouvinte pode se espantar com a atual sonoridade, mas longe do susto tradicional que um novo trabalho exerce em sua primeira audição, Memento Mori é um trabalho maduro.

A seriedade do álbum não reflete uma recente rigidez ou o fim de uma época festiva tão comum no grupo, mas uma reflexão atrelada na atual fase dos integrantes. Mas a sisudez não deixou de lado o perfil celebrativo que o grupo sempre foi associado.

Memento Mori é o Depeche Mode em sua melhor forma e demonstrando que ainda mantém  o ritmo contínuo no caminho em que eles próprios criaram.

Andrew Fletcher ficaria contente.

Mais informações em: Depeche Mode

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *