Arthur Maia: DVD mostra único registro ao vivo do baixista

Arthur Maia: DVD mostra único registro ao vivo do baixista

1
106
0
sexta-feira, 05 julho 2019
Culturall

Por Equipe Radiocultfm – foto divulgação de Leo Zulluh – O único registro ao vivo de um dos maiores baixistas que o Brasil já teve é lançado em DVD. Claro que estamos falando de Arthur Maia, que teve um registro de 2015 feito no Teatro do Centro de Artes da UFF, em Niterói, eternizado em formato físico.

O lançamento é da Biscoito Fino e mostra um excelente momento do compositor, produtor e baixista, reunindo canções que Maia escolheu especialmente para o encontro com diversos amigos e parceiros de música. Ele também assinou a concepção musical e todos os arranjos.

O repertório escolhido vai de Lennon e McCartney a Ernesto Nazareth, passeando também por obras de Ivan Lins, Djavan e parcerias feitas com Fernando Caneca, em “Frevo do Compadre”e Júlio Martins, em “Muchacha”. Há ainda “Arthur e o Gigante”, composta para Arthur por William Magalhães, da Banda Black in Rio.

DVD mostra o único registro de Arthur Maia ao vivo
foto de Leo Zullu / @leozulluh

Diversos convidados especiais dão o ar da graça no DVD, como Ivan Lins em “A Noite”, de Ivan Lins e Vitor Martins, tem ainda Seu Jorge em “Alívio”, música de Djavan e Arthur Maia e a participação do músico cearense Pipoquinha, em “To Nico”, composta pelo também baixista Nico Assunção. O DVD contou com a direção do Próprio Arthur Maia e Vinícius Sá.

O projeto é resultado da associação de seis produtores artísticos e um executivo. Arthur participou de todas as etapas do processo, mas infelizmente, não conseguiu vê-lo concluído, vindo a falecer em dezembro de 2018, aos 56 anos, deixando para nós um enorme legado, que iniciou nos primeiros acordes com o tio Luizão Maia e em seguida, abrindo caminho entre diversos estilos, tendo passeado pelo jazz, samba, funk, reggae e o que mais chegasse, destacando o que seria a sua maior marca, o suingue.

A folha de serviços de Arthur Maia é extensa e uma das mais belas do cenário musical. O músico atuou com artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ivan Lins, Lulu Santos, Jorge Ben Jor, Gal Costa, Djavan, George Benson, Seu Jorge, Toninho Horta, Dominguinhos, Martnália e muitos outros grandes nomes da música brasileira e internacional. Participou de bandas como a Pulsar, Banda Black Rio, Egotrip, o grupo instrumental Cama de Gato. Arthur Maia tocou em vários festivais internacionais, como o New York Jazz Festival, Festival de Jazz de Paris, Montreux Jazz Festival e o Lugano Jazz.

Clique aqui e adquira o DVD, no site da Biscoito Fino!

Hits: 32

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *