Apoio:
Anúncio

Radiocultfm

Diversidade Cult

Amaro Freitas lança “Sankofa”, seu novo álbum

Por Luck Veloso – O pianista pernambucano Amaro Freitas acaba de lançar seu terceiro álbum, batizado “Sankofa”, palavra que tem origem em um provérbio tradicional entre os povos de língua Akan da África Ocidental, em Gana, Togo e Costa do Marfim. É também um símbolo Adinkra, conjunto de símbolos ideográficos do povo acã, da África Ocidental, que representa um pássaro com a cabeça voltada para trás.

Amaro afirma que quando se deparou com ele em uma bata à venda em uma feira africana no Harlem, em Nova York, bairro onde grandes pianistas tiveram espaço, como Art Tatum e Thelonius Monk, não teve dúvidas e decidiu ali, que o nome do disco seria Sankofa.

Amaro Freitas Sankofa
Amaro Freitas – Sankofa

O álbum é o resultado de um mergulho de três anos de duração, em que Amaro e os músicos que o acompanham, Jean Elton (baixo) e Hugo Medeiros (bateria) faziam um intenso trabalho, com cerca de oito horas de duração diária para construir e depurar os sons.

Ouça as canções abaixo. Não se esqueça de pausar o player da rádio:

Sobre a questão do tempo, Amaro declara: “Valorizamos o processo criativo. Sabemos que leva tempo para chegar a um lugar diferente, para entendê-lo e traduzi-lo. É dedicação, disciplina e sabedoria. Meses se passam e as ideias começam a se encaixar. O tempo é o mais importante. Não podemos chegar onde queremos sem ele. Tenho o desejo de dizer às gerações futuras: vamos desacelerar, vamos nos dar mais tempo, vamos fazer coisas mais profundas. Vamos parar de nadar na superfície, vamos mergulhar.”

Amaro Freitas

O trabalho é resultado da parceria com a Natural Musical, que é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura, que vem, desde 2005, investindo em novas ideias e campos culturais, já tendo destinado cerca de R$ 143 milhões no patrocínio de 460 projetos. É um trabalho sério e muito rebuscado, que merece toda a nossa atenção.

Créditos:

Amaro Freitas – Piano
Hugo Medeiros – Bateria e Percussão
Jean Elton – Contrabaixo

Produzido por Amaro Freitas
Gravado e mixado por Vinicius Aquino
@ Studio Carranca, Recife / Brasil

Masterizado por Arthur Joly
@ RECO Studio

Direção Artística – Laercio Costa
Obra De Arte – Projeto Acidum
Design Gráfico – Bloco Gráfico
Tratamento de Imagem (Capa) – Carlos Mesquita
Fotografia – Helder Tavares
Produção Gráfica – Sydney Balbino
Manager e Produção Executiva – Laercio Costa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *