Sábado começa a 26ª edição do Anima Mundi

Sábado começa a 26ª edição do Anima Mundi

1
188
0
segunda-feira, 16 julho 2018
Culturall

Começa no próximo sábado (21/7), no Rio de Janeiro, a 26ª edição do Anima Mundi. O maior festival de animação da América Latina vai até o dia 29 na capital fluminense e segue para São Paulo, onde fica dos dias 1 a 5 de agosto. O evento vai contar com uma variada programação que reúne longas e curtas para crianças e adultos de todas as idades, além de debates com convidados internacionais, exibições, exposições, games, conteúdos em realidade virtual, oficinas e muito mais. Sob a curadoria dos animadores Aída Queiroz, Cesar Coelho, Léa Zagury e Marcos Magalhães, o festival promete exibir 405 filmes de 40 países, incluindo 108 produções brasileiras. Se formos contar as retrospectivas e mostras especiais, o número chega a 576. Confira abaixo todos os detalhes:

 

 

 

LONGAS-METRAGENS
Quatro longas infantis e três adultos ganham destaque na mostra competitiva. Para as crianças, The Snow Queen 3: Fire and Ice, comédia do diretor Aleksey Tsitsilin (Rússia), El Angel en el Reloj, do diretor mexicano Miguel Ángel Uriegas, e Ploey: You Never Fly Alone, uma coprodução entre Islândia e Bélgica, dirigida por Árni Ásgeirsson. A estreia do nacional Tito e os Pássaros, dos diretores Gabriel Bitar, André Catoto e Gustavo Steinberg, completa a lista de longas infantis.

Para os adultos, os aguardados longas-metragens desta edição são As Aventuras de Fujiwara Manchester, nova animação brasileira de Alê Camargo, Wall, documentário canadense do diretor Cam Christiansen, e The Breadwinner, longa indicado ao Oscar® e vencedor do festival de Annecy. Coproduzido por Irlanda, Canadá e Luxemburgo, o drama dirigido por Nora Twomey tem Angelina Jolie assinando a produção executiva. A roteirista do filme, Anita Doron, é uma das convidadas do festival.

Fora de competição, os destaques são Isle of Dogs, novo filme de Wes Anderson com a participação do animador brasileiro Matias Liebrecht, que apresentará sessões especiais no Rio e em São Paulo; e o premiado longa espanhol Pos Eso, de Samuel Ortí Martí. Ele participará de um Papo Animado na Mostra “Foco Espanha”, no dia 27 de julho, no Cine Odeon NET Claro – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro.

MOSTRAS COMPETITIVAS:
Divididas por categorias, as mostras competitivas do Anima Mundi são: Curta (95 títulos), Curta Infantil (61), Longa-Metragem (3), Longa-Metragem Infantil (4), Galeria (27 filmes experimentais e um média-metragem do conhecido animador Bill Plympton, que será apresentado em Galeria Especial) e Portfólio (33 filmes publicitários ou feitos sob encomenda).

Fora de competição existem as mostras Panorama (57 curtas internacionais que apresentam diversas tendências dentro da animação), Animação em Curso (53 trabalhos finais das melhores escolas de animação do mundo), Olho Neles! (29 curtas nacionais que merecem atenção) e Futuro Animador (42 filmes que utilizam as linguagens da animação para experiências educativas).

Este ano, o Anima Mundi teve um número recorde de inscritos: 1.805 filmes, 45% a mais do que em 2017.

Confira aqui a lista completa dos filmes selecionados para as mostras oficiais:
http://www.animamundi.com.br/pt/festival/filmes-selecionados-2018/

 

Äóáàê

 

OS CONVIDADOS DO ANIMA MUNDI 2018   

O Anima Mundi traz ao Rio e a São Paulo convidados renomados da animação para apresentar sessões, realizar debates com o público durante os Papos Animados, Masterclasses e com os participantes do Anima Forum, que é o segmento do festival voltado para a indústria e profissionais da animação que acontece paralelamente ao festival. São eles:

Anita Doron – Autora do roteiro adaptado do livro “The Breadwinner”, para o longa de mesmo nome, indicado ao Oscar® e premiado em Annecy em 2018.  A roteirista húngara-canadense, além de apresentar o filme, vai ministrar a masterclass “Narrativas Autênticas” sobre a criação de roteiros que acontecerá no Anima Forum do Rio e SP.

Carlos Saldanha – No dia 28 de julho, às 16h, no Cine Odeon NET Claro – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, no Rio, acontece a “Apresentação Especial: Sessão Petrobras Talentos apresenta Carlos Saldanha”. O diretor brasileiro apresentará O Touro Ferdinando, mostrará o making of e conversará com o público sobre o processo de criação do filme. Carlos Saldanha iniciou uma carreira marcada por sucessos, após realizar seu primeiro curta-metragem Time for Love (1993), codirigiu A Era do Gelo e Robôs, e dirigiu A Era do Gelo 2, A Era do Gelo 3, Rio, Rio 2 e O Touro Ferdinando. Foi indicado ao Oscar® de direção pela primeira vez com o curta Gone Nutty (2002), sendo novamente indicado com O Touro Ferdinando.

Gustavo Steinberg 
– Produtor executivo, roteirista e diretor. Acaba de concluir a animação de Tito e os Pássaros, selecionada para a competição oficial do Festival de Annecy em 2018, que terá estreia nacional no Anima Mundi. Seus outros filmes já ganharam prêmios como Melhor Filme Tribeca Festival (NY), Melhor Documentário Opera Prima no festival Latino Americano de Los Angeles, Digital Award no 60º Festival de Veneza, Seleção oficial do 37º Festival de Nova York, entre diversos outros. Nesta edição, Gustavo vai fazer uma palestra sobre a realização de Tito e os Pássaros.

Jean-Louis Padis – O francês falará sobre a interseção entre live-action e animação em sua aula magna sobre fotografia para stopmotion. Foi coprodutor de Negative Space, curta de Max Porter e Ru Kawahata que ganhou o prêmio de Melhor Filme do Anima Mundi 2017 e foi indicado ao Oscar® 2018. Jean coproduziu e fez a iluminação do novo filme em stop motion Guaxuma, da animadora brasileira Nara Normande, que entrou este ano para competição em Annecy e no Anima Mundi. No Anima Forum, em SP, Jean vai ministrar a masterclass “Fotografia para Stop Motion” no dia 1º de agosto.

Kevin O´Brien – O diretor americano é bastante conhecido por seu trabalho em Os Simpsons e nos filmes dirigidos por Brad Bird. Sua especialidade é storyboarding com ênfase em encenação e uso de câmera. Kevin trabalhou em A Era do Gelo (Blue Sky) e na Pixar há 18 anos em Os Incríveis 1 e 2, Carros e Wall-E, entre outros. Em São Paulo, Kevin vai ministrar a masterclass exclusiva “Petrobras Apresenta: Iniciando uma Sequência que Vende”, no Anima Forum SP, no dia 3 de agosto.

Matias Liebrecht – O paulistano que trabalhou com Tim Burton animando o longa Frankenweenie agora assina a animação de Isle of Dogs, novo filme do diretor Wes Anderson, com sessão especial no festival Anima Mundi no dia 25 de julho, às 20h, “Apresentação Especial: Isle of Dogs com parceria da FOX”. No Anima Forum em SP, Matias vai ministrar no dia 4 de agosto a Masterclass “A Eterna Batalha do Animador. Stop Motion ao Vivo”. O filme Isle of Dogs será exibido também no memorial da América Latina, em SP.

Nicolas Burlet – O produtor e diretor suíço Nicolas Burlet, fundador da Nadasdy Films, vai apresentar no Rio, no dia 26 de julho, a Mostra Suíça – Nadasdy Films, com produções selecionadas pela Swiss Films e que estiveram presentes em festivais como Berlim, Veneza, Cannes, Sundance, Clermont-Ferrand e Annecy. Nicolas também vai participar do Anima Forum RJ: em “Os Desafios e Oportunidades da Produção de Animação na Europa: Krishna Mahon entrevista o produtor Nicolas Burlet”, no dia 27 de julho, no Centro Cultural dos Correios.

Peter Peake– Diretor nascido no Reino Unido, Peter Peake fez seu primeiro curta-metragem em 1994, Pib and Pog, com o qual ganhou o McLaren Award no Edinburgh Film Festival, além da indicação para um BAFTA. É conhecido por seus trabalhos Humdrum (1999), indicado ao Oscar e ao BAFTA, e a serie Pib and Pog (1995), ambos produzido pela Aardman. Peter trabalha com 3D, stop motion e Flash. Peter participará do Papo Animado no Cine Odeon NET Claro – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, no dia 28 de julho, exibindo e comentando diversas produções.

Sam Morril– O novaiorquino Sam Morrill passa a maior parte do seu tempo assistindo a vídeos. Ele ingressou no Vimeo em 2009, onde atua como diretor de curadoria da plataforma. Em 2016, Sam liderou o lançamento do Vimeo Staff Pick Premières, um programa semanal em que os curtas-metragens mais celebrados do circuito de festivais estreiam exclusivamente no Vimeo. Sam vai dar a palestra: “Vimeo Staff Picks: 2008 – 2018” no dia 25 de julho, no Centro Cultural Correios.

Wesley Rodrigues – O animador brasileiro é destaque no Papo Animado de 27 de julho, no Odeon. Nascido em Goiânia, formou-se em Design Gráfico pela UFG, ilustrou vários livros, atuou como diretor de animação nos filmes O Ogro e Faroeste-Um Autêntico Western, este vencedor de vários prêmios, como o de melhor animação brasileira no Anima Mundi. Em 2014, lançou o curta Viagem na Chuva e, em 2017, O Violeiro Fantasma. Atualmente desenvolve projetos de HQs e animação. No Anima Forum RJ, vai ministrar a masterclass “Do Esboço Inicial ao Desenho Final: Como Se Faz uma Animação”, no dia 26 de julho, no Centro Cultural dos Correios.

FOCO ESPANHA
Organizado e produzido por: Centre de Cultura Contemporània de Barcelona e Acción Cultural Española. Em colaboração com: Filmoteca Española, Filmoteca de Catalunya, Movierecord, Tres60.bcn e Lobster. Como parte da homenagem à animação espanhola, o Anima Mundi irá receber:

Carolina López – A curadora apresentará no dia 27 de julho, Cine Odeon NET Claro – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, a Mostra Del Trazo ao Pixel, com mais de 40 curtas divididos em quatro sessões, que documentam e recuperam filmes históricos e independentes dos 100 anos da animação espanhola. A mostra foi apresentada no festival de Annecy, no MoMa e na National Gallery of Art de Washington, entre outros locais. Carolina é a atual diretora da Xcèntric – Cinema do Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona – e do Animac Lleida, Festival Internacional de Cinema de Animação da Catalunha.

Guilhermo García Carsí – Um dos grandes destaques da programação do Rio, o espanhol Guilhermo vai compartilhar com o público os detalhes da criação da série Pocoyo, que se tornou uma referência em produções para crianças. Guilhermo é diretor criativo da El Señor Studio, uma produtora de animação, focada em animação 2D e 3D, ilustração e design de personagens, com o objetivo de movimentar os novos projetos de Guillermo. Atualmente estão trabalhando com a Disney Channels EMEA em desenvolvimento de séries originais. A apresentação Especial Pocoyo será no dia 29 de julho, no Cine Odeon NET Claro – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro.

Samuel Ortí Martí (SAM) – SAM é conhecido como diretor do premiado filme Pos Eso. Dedicou os últimos 20 anos de sua vida à animação, especialmente em stop motion, trabalhando em séries de TV, comerciais, curtas-metragens, entre outras colaborações com a fábrica da Aardman, sediada em Bristol, participando da série Creatures Conforts e do longa The Pirates!!. O animador também tem inúmeros curtas próprios, como Encarna, O Werepig e o recente longa-metragem Vicenta. Samuel participará de um Papo Animado na Mostra “Foco Espanha”, no dia 27 de julho, no Cine Odeon NET Claro – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro e participará também como convidado de um Programa Especial em SP, no dia 1º de agosto, com exibição do longa Pos Eso no Memorial da América Latina.

NO RIO, CINEMA AO AR LIVRE

Uma novidade do Anima Mundi no Rio é a volta da Praça Animada, agora em estilo open air, batizada de Praça Animada Guaraná Antarctica. Ela vai funcionar de 25 a 28 de julho, com duas sessões gratuitas diárias ao ar livre, às 18h30 e às 20h, na Praça dos Correios. Com iluminação especial, espreguiçadeiras e cadeiras, o local terá capacidade para até 300 pessoas, área de convivência e comidinhas gourmet em food trucks, food bikes e barracas, com opções variadas, sempre do meio-dia às 21h. A projeção será a laser em uma enorme tela de 9×5 metros, onde serão exibidos curtas não competitivos e a Sessão Especial Brasil em Annecy, com os curtas selecionados para o festival francês. A praça vai oferecer oficina de reciclagem para o público e uma kombi do Guaraná Antarctica distribuirá pipoca e refrigerante para o público.

SÉRIE DE TV
Pedro Eboli, Antonio Linhares, Beto Gomes e Joel Vieira, criadores da série nacional Oswaldo, farão uma apresentação no Cine Odeon NET Claro – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, dia 29 de julho, e em SP, no dia 5, no Memorial da América Latina. Sucesso absoluto no Cartoon Network e na TV Cultura, a série é sobre um pinguim que vive em uma família humana. Será montada também uma exposição de Oswaldo na Casa França Brasil, no Rio, e exposição e um game temático de Oswaldo, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

ESPAÇO ANIMADOR
Na Casa França Brasil e no foyer do Memorial da América Latina vai funcionar o Espaço Animador, local para o lançamento de livros e exposições de trabalhos autônomos, para profissionais da área se conhecerem e exporem seus trabalhos. Haverá o lançamento do livro Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais, do Canal Brasil, Abraccine e ABCA. Também será lançado Imaginário Coletivo, de Wesley Rodrigues, e haverá a venda do livro Aparecida, a Menina com Cabelo de Brasil!, de Alexandre Bersot.

LOJINHA ANIMA MUNDI
A loja oficial do festival vai vender os produtos licenciados da marca Anima Mundi e o livro Os Óculos Mágicos de Charlotte, da ilustradora e escritora Vivian Suppa, lançado pela editora Callis. O livro originou uma série lançada em junho deste ano em um canal próprio no Youtube chamada Charlotte Lunette, com roteiro de Miguel Falabella e direção geral de Filipe Fratino.

ANIMA EDUCA
Anima Educa é um espaço reservado para abrigar e divulgar ações educativas e sociais de instituições, universidades, escolas, estúdios, produtoras e outros agentes ligados ao desenvolvimento da linguagem de animação. Nos estandes do Anima Educa o público do Festival poderá se conectar a diversas atividades pelas quais a animação pode contribuir com a formação social e educativa das pessoas.

Iniciativas deste ano:

– Equipe de jovens estudantes de audiovisual do programa Nave, da Oi Futuro, que irá oferecer ao o público a oportunidade de criar gifs personalizados durante o festival no Rio de Janeiro.

– Estande do Anima Mundi divulgando seus projetos sociais e educativos, como o Anima Escola.

– Exposição do processo criativo da série Oswaldo, da Birdo Studios.

– Espaço Charlotte Lunette, personagem brasileira animada que é um sucesso nas redes sociais. O Anima Mundi vai reproduzir a casa dela em São Paulo, para que as crianças possam conhecê-la de perto.No Rio a loja oficial vai estar situada na Casa França Brasil e, em São Paulo, no foyer do Memorial da América Latina.

ESPAÇO DE VR OI 360°
O espaço para assistir filmes de animação em Realidade Virtual será montado no CCBB RJ e no Memorial da América Latina, em São Paulo. Oi 360º apresenta obras de estúdios conhecidos como Aardamn e National Film Board do Canadá, e outros que são pioneiros em VR, como Baoba, Penrose, Fable, Google Spotlight e Arvore. Alguns conteúdos serão interativos.

ACESSIBILIDADE
A sessão AnimaAzul, programada especialmente para crianças autistas, será no dia 28, às 10h, no Cine Odeon NET Claro – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro. A Animaterna, para bebês de até 18 meses, acontece no dia 29 de junho, às 10h, também no Odeon. Nestas sessões o espaço, o ambiente e o som serão cuidadosamente preparados para receber esse público tão especial com suas famílias e para proporcionar uma experiência cinematográfica inesquecível.

OS ESPAÇOS DO ANIMA MUNDI NO RIO E EM SP
No Rio, o festival será realizado nos seguintes locais: Cine Odeon NET Claro – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, Centro Cultural Justiça Federal, Centro Cultural dos Correios, Praça dos Correios, Casa França Brasil e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Em São Paulo, a sede do festival será no Memorial da América Latina, com sessões também na Sala Cinusp Paulo Emílio, no Centro Cultural São Paulo, no Cine Caixa Belas Artes, no Centro Cultural Banco Do Brasil e circuito SPcine (nas salas SPcine Olindo, SPcine Roberto Santos, SPcine Cidade Tiradentes e nos CEUs).

 

SERVIÇO
Rio de Janeiro: 21 a 29 de julho

Cine Odeon NET Claro – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro
Praça Floriano, 7 – Centro
Capacidade: 550 lugares
Funcionamento: Terça a Domingo, das 11h30 às 22h | Informações: (21) 2240-1093
Vendas online: ingresso.com
Ingressos: inteira R$ 16 e meia R$ 8

CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66  – Centro
Cinema 1: 102 lugares
Cinema 2: 52 lugares
Funcionamento: Quarta a Segunda, das 9h às 21h | Informações: 3808-2052 ou 3808-2049.
Vendas no local e online: eventim.com.br
Ingressos: inteira R$ 10 e meia R$ 5

CCJF – Centro Cultural da Justiça Federal
Av. Rio Branco, 241 – Centro
Capacidade: 56 lugares
Funcionamento: Terça a Domingo, das 12h às 19h| Informações: (21) 3261-2550
Ingressos: inteira R$ 16 e meia R$ 8. Inclui sessões gratuitas

Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro
Funcionamento: Quarta a Domingo, das 12h às 19h| Informações: (21) 2219-5310
Teatro: 152 lugares
Sala de vídeos: 50 lugares
Ingressos: inteira R$ 16 e meia R$ 8. Inclui sessões gratuitas

Casa França-Brasil
Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro
Funcionamento: 10h às 22h| Informações: (21) 2219-5310
Atividade na área externa
Ingressos: inteira R$ 16 e meia R$ 8

São Paulo: 1º a 5 de agosto

Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Plateia A: 1009 lugares
Plateia B: 789 lugares
Funcionamento: Terça a domingo, de 9h às 18h

Caixa Belas Artes
Rua Consolação, 2423 – Consolação
Sala Cândido Mendes: 274 lugares
Sala Aleijadinho: 144 lugares
Funcionamento: Quarta a Domingo, das 13h30 às 21h30
Informações: (11) 2548-7553
Vendas Online: ingresso.com

Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB SP
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Lotação: 70 lugares
Funcionamento: Quarta a Segunda, das 9h às 21h
Informações: (11) 3113-3651
Vendas no local

Centro Cultural São Paulo – CCSP
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
Sala Paulo Emilio: 99 lugares
Sala Lima Barreto: 99 lugares
Funcionamento: Terça a Domingo, das 10h às 22h
Informações: (11) 3397-4002
Vendas no local

CINUSP

1 do Anfiteatro, 181 – Butantã
Capacidade:100 lugares
Funcionamento: Segunda à sexta, de 9h às 20h30. Sessões 16h e 19h.
Informações: (11) 3091-3540
Entrada por ordem de chegada até a lotação da sala

SESSÃO PÓS-FESTIVAL

CCBB Brasília – Centro Cultural Banco do Brasil
De 8 a 12 de agosto de 2018
SCES, Trecho 02, lote 22 – Brasília
Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 21h | Informações: (61) 3108-7600
Ingressos: inteira R$ 10 e meia R$ 5

Programação completa: WWW.ANIMAMUNDI.COM.BR

Hits: 133

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *