Hermeto Pascoal lança Viajando com o Som pela Far Out Recordings

Hermeto Pascoal lança Viajando com o Som pela Far Out Recordings

3
259
0
quarta-feira, 27 setembro 2017
Culturall

Por Ipitácio Oliveira – A gravadora independente britânica Far Out Recordings, especializada em música brasileira, anunciou via facebook, o lançamento de seu 200º álbum, e para comemorar essa data especial, confirmaram a edição de um disco inédito do multi-instrumentista Hermeto Pascoal chamado “Viajando Com O Som”.

Esse novo trabalho de Hermeto, é uma gravação realizada no ano de 1976 no estúdio Vice-Versa de Rogério Duprat (1932 – 2006) localizado na cidade de São Paulo. E nessa “fita” tem a participação dos músicos: Zé Eduardo Nazario (bateria), Zeca Assumpção (baixo) e Lelo Nazario (piano elétrico), os saxofonistas Mauro Senise, Raul Mascarenhas e Nivaldo Ornelas, Toninho Horta (guitarra) e Aleuda Chaves.

Hermeto decidiu fazer esse “documento”, após uma apresentação no Teatro Bandeirante (SP), da qual a performance durou horas a fio, e sem quebra de ritmo ou pausa. O músico então enxergou uma espécie de conexão espiritual com os integrantes, e percebeu o potencial artístico de cada um. Hermeto identificou que com essa equipe talentosa, poderiam criar novas composições sonoras que alcançassem um “nível mais alto”, tanto em suas estruturas musicais quanto em seus improvisos.

A gravação original foi perdida, mas havia uma cópia feita pelo engenheiro de som que participou dessa “Jam Session” a pedido do pianista Lelo Nazario. Esse registro permaneceu escondido por mais de quarenta anos no estúdio do músico, e só agora essa fita foi recuperada e restaurada.

Viajando Com O Som”, preenche o vazio deixado de uma das fases mais proliferas e produtivas que Hermeto Pascoal já teve. Um dos poucos músicos a criar uma linguagem musical própria com um radicalismo típico de um período experimental. Além de afirmar a década de 1970, como uma das fases mais douradas e ricas que a música brasileira já produziu.

O disco está em pré-venda pelo site oficial da gravadora, e tem data de lançamento para 03 de novembro de 2017.

O álbum sairá nos formatos CD, Vinil e Digital.

faroutrecordings.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *