Baile Irlandês no Circo

Baile Irlandês no Circo

1
133
0
segunda-feira, 08 outubro 2018
Culturall

Por André Cult – Era um domingo tenso, pessoas com nervos a flor da pele nas ruas por conta das eleições, todo mundo acompanhando nervoso a apuração, mas o Circo Voador tinha a válvula de escape perfeita pra fechar o dia: Flogging Molly e Jimmy & Rats transformaram a lona da Lapa em uma grande festa irlandesa, com muita cerveja, trevos de quatro folhas, rodas de dança, camisas verdes e tudo aquilo que um bom show de irish punk tem. A data pode ter dificultado um pouco as coisas, então não tivemos casa cheia como na última passagem dos caras por aqui (relembre), mas com certeza quem foi se divertiu e muito.

Dave King (vocal/guitarra), Bridget Regan (violino, flauta), Dennis Casey (guitarra), Matt Hensley (acordeom), Nathen Maxwell (baixo), Bob Schmidt (bandolim/banjo) e Mike Alonso (bateria) subiram ao palco pontualmente às 20:20 e no repertório não faltaram clássicos como “Drunken Lullabies”, “Swagger”, “What’s Left of the Flag” e a saideira “Salty Dog”. Do álbum mais recente, “Life is Good”, foram tocadas “The Day We’ve Yet to Meet”, “Crushed” (com um trecho de “We Will Rock You” do Queen) e a faixa título, dedicada a mãe do cantor, que segundo ele, deixou antes de morrer o seguinte conselho: “Divirta-se, porque eu fiz isso”.

 

Entre um som e outro, Dave esbanjava sua habitual simpatia saudando todo mundo, desde o operador de som, o já “famoso” Peter, até o pessoal da banda de abertura, Jimmy & Rats, que assistia tudo da arquibancada. Ao final, Dennis e Nathen cumprimentaram todo mundo na pista, com direito a muitas fotos e autógrafos ao som de “Always Look On The Birhgt Side Of Life”, clássico do grupo de humor Monty Python, também conhecido por tocar ao final dos shows do Iron Maiden. Mais uma vez lembrando que a casa não estava cheia e mesmo assim o Flogging Molly deu o sangue no palco. Nada de show protocolar.

Antes de tudo isso, Jimmy London e a banda Rats chegaram com pé na porta e soco na cara para apresentar seu novo show, que mistura músicas do Rats, fase pré-Jimmy, algumas coisas do Matanza e covers folk/punk/irish de clássicos como “Medo”, do Cólera, “War Pigs”, do Black Sabbath”, e a arrepiante versão de “Redemption Song”, de Bob Marley. O cantor caiu como uma luva no projeto, que foi batizado de Jimmy & Rats.

 

 

Esta foi a primeira aparição do vocalista do Matanza com o Rats, lembrando que sua antiga banda segue cumprindo agenda até o fim do mês. A última apresentação no Rio, inclusive, acontece no mesmo Circo Voador, dia 27 de outubro, com abertura da Diabo Verde. E como não podia deixar de ser, Jimmy & Rats não economizaram hinos consagrados na voz do ogro ruivo, como “Ela Roubou Meu Caminhão”, “Todo Ódio da Vingança de Jack Buffalo Head”, “Tempo Ruim”, “Arte do Insulto”, entre outros. E como os caras lançaram vários vídeos ao longo da semana, já era possível ver gente cantando os sons novos, como “Naufrágio”, que contou até com Jimmy tocando gaita.

 

 

Um dos momentos que vale ser destacado é a versão do grupo para Bella Ciao, canção popular italiana que é considerada símbolo da luta contra o fascismo. Ao anunciar, Jimmy disse que a canção era “especial para o dia de hoje, ou o dia de hoje é especial para a música”. “Nenhum de nós permite que alguém nos tire a liberdade”, completou o cantor, para depois xingar muito aquele senhor candidato a presidência da república que lidera as pesquisas.

O mar de trevos de quatro folhas pode não ter trazido a sorte que o país precisa, mas os presentes naquela noite podem agradecer e muito, pois as duas atrações estavam bastante inspiradas. Voltem sempre.

 

Set List Flogging Molly

(No More) Paddy’s Lament

John L Sullivan

Drunken Lullabies

Likes of You Again

Swagger

The Days We’ve Yet to Meet

Requiem for a Dying Song

Tenement Square

Float

Black Friday Rule

Life is Good

Rebels

Devil’s Dance Floor

World Alive

What’s Left of the Flag

Seven Deadly Sins

Crushed

Salty Dog

Hits: 85

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *