Festival El Mapa de Todos é cancelado

Festival El Mapa de Todos é cancelado

2
133
0
sábado, 13 Janeiro 2018
Culturall

Foi cancelada nesta sexta (12/1) a edição 2018 do Festival El Mapa de Todos, que aconteceria em maio, em Porto Alegre (RS). O motivo foi a interrupção de patrocínio da Petrobras, que alegou “corte de investimentos” e “ano eleitoral”. Segundo a produção, em um comunicado no Facebook, houve uma tentativa de reverter a situação, mas sem sucesso. No mesmo post, os organizadores dizem que “o festival continua vivo” e há a possibilidade de um retorno com novos patrocinadores no futuro.

O El Mapa de Todos é atualmente o maior festival de música voltado para a integração ibero-americana. Nele já se apresentaram nomes importantes como Daniel Drexler, Boogarins, Mundo Livre S/A, Vieja Skina, Onda Vaga, Lafayette & Os Tremendões, Bomba Estereo, entre outros. Leia a íntegra do comunicado oficial:

PETROBRAS CORTA PATROCÍNIO; El MAPA DE TODOS CANCELADO

Infelizmente, o Festival El Mapa de Todos, marcado para ocorrer nos dias 3, 4 e 5 de maio, está cancelado até segunda ordem. No último dia útil do ano, a Petrobras encaminhou – por email – informação com a negativa de patrocínio ao festival neste ano. O festival é patrocinado pela empresa há 6 (seis) edições, sem descontinuidade. A razão, segundo eles, é o corte de investimentos da empresa e o “ano eleitoral”. Apesar da tentativa de reverter o processo, a decisão se manteve a mesma já adotada anteriormente em relação a vários festivais importantes.

Não é necessário, mas reafirmamos o papel do festival El Mapa de Todos, atualmente a principal plataforma de integração musical do Brasil com o universo latino. Desde seu início, o festival tem promovido a aproximação entre artistas, produtores, jornalistas e publicações especializadas e público do continente sul-americano. Inclusive, ao posicionar-se em Porto Alegre, o de destacar a cidade, o estado e a região no mapa sócio-cultural da América do Sul. Com isso, o festival adquiriu credibilidade, tornando-se um dos eventos do Brasil mais respeitados em toda a América do Sul, Central, México e Espanha.

O festival continua vivo, certamente, mas torna-se impossível realizá-lo em maio deste ano, como era o combinado com artistas, casa de show e fornecedores . O fato da negativa da empresa ocorrer no final do ano, impediu que o festival realizasse negociações com outros patrocinadores que, inclusive, haviam procurado a sua organização para conversar. Assim, com apenas quatro meses de antecedência, em um período de carnaval, férias, inclusive empresariais, é improvável a reversão do quadro orçamentário do festival.

Assim sendo, pedimos enormes desculpas a todos – artistas, casa de show (Theatro São Pedro), fornecedores e, de forma especial, ao público que sempre prestigiou o festival – por essa situação involuntária. O festival tem tradição de cumprir exemplarmente com todas as responsabilidades ao longo de sua realização em todos os terrenos, seja na organização, produção e, até mesmo, na diplomacia. A integração latino-americana é um processo irreversível e o Festival El Mapa de Todos manterá esse compromisso histórico. Esperando contar com a compreensão de todos, nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

* Acompanhem as notícias do festival pelo endereço: www.facebook.com/elmapadetodos

Festival El Mapa de Todos.
11 de janeiro de 2018.
Porto Alegre, Brasil.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *