Californication: o maior sucesso comercial do RHCP completa 19 anos

Californication: o maior sucesso comercial do RHCP completa 19 anos

14
816
0
sábado, 09 junho 2018
Culturall

Por Jorge Felipe Coelho – Há 19 anos o Red Hot Chili Peppers dava sua grande guinada ao sucesso comercial: “Californication“, sétimo álbum de estúdio da banda, foi lançado pela Warner Bros Records em 8 de junho de 1999.

Produzido por Rick Rubin (expert em hip hop music) e gravado entre dezembro de 1998 e março de 1999, “Californication” trouxe quase uma hora de música e vendeu mais de 33 milhões de cópias ao redor do mundo, se estabelecendo como um dos 200 álbuns definitivos do Rock N’ Roll Hall of Fame.

Um dos marcos do disco foi a volta de John Frusciante ao grupo. O guitarrista havia saído em 1992, após gravar “Mother’s Milk” e “Blood Sugar Sex Magik”, tendo Dave Navarro (ex-Jane’s Addiction) como seu substituto. Frusciante tinha desenvolvido dependência de heroína e estava em fase de reabilitação quando Flea (baixista) visitou seu ex-companheiro e o convidou para retornar à banda.

Tendo John Frusciante de volta nas guitarras, Flea no baixo, Chad Smith na bateria e Anthony Kiedis nos vocais, os Peppers investiram na produção de um estilo musical menos divertido, como era na fase de Navarro, e mais espiritual e epifânico. Grande parte do álbum foi construído nas casas dos membros da banda, ao longo do verão de 1998, que passavam dias juntos discutindo a criação de riffs e conteúdo lírico. O baixo e a percussão foram elaborados por meio de Jams e interação entre Flea e Smith.

O primeiro single de “Californication” simplesmente rendeu um Grammy à banda. Scar Tissue levou o prêmio de melhor canção de rock em 2000. Do álbum vieram outros clássicos radiofônicos como Otherside, Around the World, além da faixa título, que continua sendo a mais tocada nos shows da banda. Californication (uma ode à California), marcou época com seu divertido videoclipe simulando um game em 3D contendo os integrantes da banda como personagens em meio à aventuras. Anthony Kiedis contou a história de criação da canção através de seu livro,  Scar Tissue, lançado em outubro de 2004:

“…as músicas surgiam rápido e com fúria. Exceto uma. A primeira canção em que John [Frusciante] e eu trabalhamos, mesmo antes de reunirmos na garagem de Flea, chamava-se “Californication”. Mostrei “Californication” a John, que adorou a letra e começou a compor. Mas por alguma razão, apesar de existir uma música perfeita ali, não conseguíamos encontrá-la… Continuei a dizer a John que precisávamos terminá-la. Enquanto isso, a sessão se dissipava e só tínhamos mais alguns dias para gravar. Nos últimos momentos, John entrou correndo no estúdio e disse: – Terminei! Tenho “Californication”! Ele se sentou e dedilhou uma combinação esparsa mas perturbadora de notas. Era tão diferente de tudo que havíamos tentado para essa música que quase não consegui ouvir. Então ele começou a cantá-la e ficava quase no limite do alcance da minha voz, mas era viável. Ele ensinou Flea e Chad, ensaiamos umas duas vezes e gravamos.”

O trabalho foi muito bem recebido pela imprensa com críticas favoráveis, em contraste com seu antecessor “One Hot Minute”. Ainda que “Californication” tenha elementos do punk funk característico dos Peppers, como em Around the World e Purple Stain, e riffs altamente melódicos, como em Scar Tissue e Otherside, o álbum trouxe canções com mais estrutura, em vez de jams. Um marco na carreira dos Peppers e, inegavelmente, um dos grandes álbuns da história do rock.

FICHA TÉCNICA

Singles:
Scar Tissue → lançado em 1999
Around the World → lançado em 1999
Otherside → lançado em 2000
Californication → lançado em 2000
Parallel Universe lançado em 2000
Road Trippin → lançado em 2000

Banda:
Anthony Kiedis → vocais
John Frusciante → guitarra, back vocal, keyboard
Flea → baixo, back vocal
Chad Smith → bateria

Músicos adicionais:
Greg Kurstin → keyboards
Chamberlin → orgão e Chamberlin em “Road Trippin”

Produção:
Lindsay Chase → coordenador de produção
Mike Nicholson e Greg Collins → engenharia adicional
Greg Fidelman → engenharia adicional
Jennifer Hilliard → assistente de engenharia
Chris Holmes → engenheiro de mixagem
Ok Hee Kim → assistente de engenharia
Vlado Meller → masterização de áudio
Rick Rubin → produtor
David Schiffman → engenharia adicional
Jim Scott → engenharia e mixagem
John Sorenson → engenharia adicional

Design:
Lawrence Azerrad → direção de arte
Sonya Koskoff → fotografia
Red Hot Chili Peppers → direção da arte
Tony Wooliscroft → fotografia
Vladimir Meller → masterização

Canções:

1. Around the World
2.Parallel Universe
3.Scar Tissue
4.Otherside
5.Get on Top
6.Californication
7.Easily
8.Porcelain
9.Emit Remmus
10.I Like Dirt
11.This Velvet Glove
12.Savior
13.Purple Stain
14.Right on Time
15.Road Trippin’

 

Hits: 582

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *